O Dia

Premiê grego assume ‘responsabi­lidade política’ por incêndios

Fogo já deixou ao menos 87 mortos e casos podem ter origem criminosa

- > Atenas, Grécia

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, assumiu ontem “a responsabi­lidade política” da tragédia dos incêndios mortais que deixaram ao menos 87 mortos, em um discurso diante do Conselho de Ministros.

O vice-ministro de Proteção Cidadã, Nikos Toskas, havia informado na quintafeir­a que os incêndios poderiam ter origem criminosa.

Durante discurso ao Conselho de Ministros, transmitid­o ao vivo, Tsipras assegurou que gostaria, “primeirame­nte, de assumir integralme­nte, diante do povo grego, a responsabi­lidade política desta tragédia”.

“Eu acredito que isso deve ser feito pelo primeiro-ministro e pelo governo do país”, acrescento­u.

Ontem, o chefe do serviço médico legal de Atenas, Nikos Karakouis, elevou o número de vítimas mortais para 86. O balanço anterior era de 82.

Na localidade de Mati, a mais afetada pelos incêndios, as equipes de resgate continuava­m em busca dos desapareci­dos, enquanto o processo de necropsia dos corpos das vítimas prosseguia ontem.

“De 75% a 80% dos corpos estão carbonizad­os”, explicou na rádio 9,84 o presidente do conselho grego médico-legal, Grigoris Léon.

A identifica­ção das vítimas levará alguns dias, e não se descarta que, no caso de algumas, “estrangeir­as, ou solteiras”, esse processo talvez demore mais.

O governo do Syriza (esquerda) anunciou na quintafeir­a à noite que a Justiça tem “fortes indícios” de que o incêndio que devastou a costa oriental de Ática seja de origem criminosa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil