O Dia

Cardeal é acusado de abuso

Papa Francisco aceitou pedido de renúncia, informou o Vaticano

- > Cidade do Vaticano

O papa Francisco aceitou, ontem de manhã, o pedido de renúncia apresentad­o pelo cardeal Theodore McCarrick, acusado de ter cometido abuso sexual. O comunicado oficial foi divulgado pelo boletim do Vaticano. De acordo com a nota, o pontífice recebeu a carta do cardeal com o pedido de renúncia como membro do colégio dos cardeais na sexta-feira.

Ele aceitou o pedido de renúncia e ordenou ao cardeal que permaneça em uma casa indicada por ele para uma vida de orações e penitência, até que as acusações sejam examinadas. Além disso, ordenou a suspensão de qualquer exercício público.

DENÚNCIA EM JUNHO

McCarrick é um sacerdote que se tornou bispo e arcebispo na arquidioce­se de Nova York antes de ir para Washington, em 2001. Aos 87 anos, ele está aposentado. Mas é um dos cardeais americanos mais conhecidos por defender temas de direitos humanos. Em junho, após as acusações de assédio sexual, o Vaticano já havia pedido a McCarrick para não exercer mais publicamen­te o ministério.

Na época, McCarrick afirmou ‘não ter memória alguma do abuso’. Mas disse aceitar a decisão do Vaticano em obediência. “Mesmo não tendo antecedent­es de abusos, e crendo na minha inocência, estou desolado pelo sofrimento duradouro da pessoa que fez as acusações e pelo escândalo que causaram”, afirmou, em carta. O episódio de abuso teria acontecido há mais de 45 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil