O Dia

Protetores dos parques em ação

Moradores de três unidades de conservaçã­o têm aulas de funk verde, ecomoda e educação ambiental

- ANGÉLICA FERNANDES angelica.fernandes@odia.com.br

Éno compasso do funk verde, com instrument­os musicais produzidos a partir do reaproveit­amento de resíduos sólidos, e com atividades de educação ambiental e de moda, que 160 alunos são capacitado­s para tomar conta dos parques estaduais e, acima de tudo, serem formadores de opinião e responsáve­is por disseminar a consciênci­a ambiental onde moram. A turma foi escolhida a dedo e peneirada em um universo de mais de 500 candidatos de 15 a 29 anos.

Os integrante­s do projeto Protetores dos Parques são moradores de comunidade­s situadas nas zonas de amortecime­nto dos parques estaduais da Lagoa do Açu, no Norte Fluminense; dos Três Picos, na Região Serrana e do Desengano, também no Norte. As aulas são nos municípios de São João da Barra, Trajano de Morais, Santa Maria Madalena e Teresópoli­s, com oito núcleos.

“Eles (os protetores) levam a consciênci­a ambiental para dentro de casa, eles são formadores de opinião”, destacou André Esteves, secretário-executivo do Instituto Ondazul, gestora do projeto. Ao final do curso, esses jovens deverão apresentar um plano de ação de intervençã­o ambiental local.

Para que eles desenvol- vam o papel de reverberad­ores, as aulas têm oficinas práticas de educação ambiental, sobre engajament­o sustentáve­l, ecomoda, onde os alunos reaproveit­am o lixo para criarem peças e artesanato e o funk verde, com música a partir de instrument­os confeccion­ados com resíduos, como tambores de óleo e boninas. “A ideia é que eles mudem o comportame­ntos em relação aos resíduos, gerando receita e levando o que aprendem para outras pessoas”, completou Esteves.

“A receptivid­ade dos jovens superou as nossas expectativ­as. Eles se mostraram interessad­os e motivados”, apontou a coordenado­ra do curso Funk Verde, Regina Café. Além da turma fixa, as aulas também recebem ouvintes, que também são moradores dos municípios. A turma se forma em fevereiro.

 ?? FOTOS DE DIVULGAÇÃO ?? Os alunos do projeto Protetores dos Parques fazem várias dinâmicas em grupo: acima, utilizam cordas para imitar teias, como forma de integração, e fazem debates (esquerda). Na direita, aprendem notas musicais com violão
FOTOS DE DIVULGAÇÃO Os alunos do projeto Protetores dos Parques fazem várias dinâmicas em grupo: acima, utilizam cordas para imitar teias, como forma de integração, e fazem debates (esquerda). Na direita, aprendem notas musicais com violão
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil