O Dia

Evento gratuito vai começar na próxima sexta, dia 3, e reunirá mais de 180 apresentaç­ões no Teatro Raul Cortez

Festival de dança vai agitar Caxias

- ALINE CAVALCANTE aline.cavalcante@odia.com.br

Sapatilhas de ponta, tutus, figurinos e coreografi­as bem elaboradas vão invadir com graça e ritmo o Teatro Raul Cortez. É o 5° Festival Nacional de Dança de Duque de Caxias, que vai ser realizado entre os dias 3 e 5 de agosto. No total, serão cerca de 180 apresentaç­ões, com escolas e companhias de várias partes do Brasil.

Na programaçã­o, diversas modalidade­s. Há desde o clássico de repertório ao clássico livre, o contemporâ­neo e as danças moderna, popular e urbana, além de estilo livre e jazz, entre outras.

“Quando pensei em fazer um festival aqui na Baixada foi pensando em reunir as escolas de dança e movimentar o cenário da região. Há anos participo de festivais pelo Brasil e queria trazer um evento desse porte para cá. É motivador”, destaca Adriana Miranda, bailarina e organizado­ra do festival.

Quem dança desde os 3 anos de idade, a emoção a cada ano aumenta. “Comecei bem nova, mas foi na adolescênc­ia que passei a levar mais a sério. Hoje, não vivo sem dançar, faz parte da minha vida e no festival a emoção é ainda maior”, conta Mayana Pena, hoje com 25.

Com poucos eventos de dança na região, Marcelle Bilheri, 42, bailarina de Guapimirim, comemora. “Faltam espaços e eventos assim. Por isso, ele se torna ainda mais importante para nós”, salienta.

PRÊMIOS

O festival vai premiar os três primeiros lugares de cada modalidade. Já o prêmio em dinheiro vai para o melhor grupo. Para a bailarina Aline Araujo, 38, que participa desde a primeira edição do evento, a premiação é a coroação do trabalho. A companhia de dança dela, da Pavuna, já ganhou três vezes como melhor grupo. “Levamos o melhor para o palco e o prêmio é consequênc­ia disso”, pontua.

PROGRAMAÇíO

Na estreia do festival, na sextafeira, dia 3, a programaçã­o começará às 16h. Já no sábado e no domingo as apresentaç­ões serão a partir de 9h.

Quando pensei em fazer um festival na Baixada foi pensando em movimentar o cenário da região”

ADRIANA MIRANDA, Bailarina

 ??  ?? Alunos das escolas de dança Adriana Miranda, Aline Araujo e do Ballet Marcelle Billheri se preparam para o espetáculo
Alunos das escolas de dança Adriana Miranda, Aline Araujo e do Ballet Marcelle Billheri se preparam para o espetáculo
 ?? DIVULGAçãO ?? Em sua quinta edição, festival contará com a participaç­ão de escolas e companhias de várias partes do Brasil
DIVULGAçãO Em sua quinta edição, festival contará com a participaç­ão de escolas e companhias de várias partes do Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil