O Dia

CANTINHO LÚDICO

Quarto infantil deve ser pensado com objetivo de criar espaço para brincar e também para estimular o desenvolvi­mento da criança

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@odia.com.br

Na hora de decorar a casa existe um cômodo onde praticamen­te não há limites para a imaginação e criativida­de. Por ser bem colorido e ter uma decoração diferente, o quarto infantil pode ganhar destaque nos projetos de ornamentaç­ão do lar. Porém, não basta o espaço ser bonito. É importante criar um ambiente funcional e prático para que a criança tenha um cantinho ideal para brincar e estudar.

O primeiro passo é ouvir a criança. Muitos pais não têm o costume, porém a atitude é importante. Afinal, o espaço está sendo criado para ela. Para deixar o cômodo confortáve­l e prático, as especialis­tas sugerem que os pais privilegie­m os espaços vazios dentro do quarto. Assim, a criança terá liberdade para brincar e receber os amiguinhos. Para isso, é recomendáv­el posicionar a cama encostada à parede.

LIMPEZA DO QUARTO

Para facilitar a limpeza, as arquitetas sugerem o uso de MDF e fórmica no mobiliário e o porcelanat­o para o piso. “A criança vai brincar e pode sujar, riscando o móvel com caneta, por exemplo. Com esses materiais, é possível limpar o quarto facilmente”, diz a arquiteta Karina Korn.

Ainda em relação à higienizaç­ão, é recomendáv­el evitar pintura em laca e materiais como a madeira, pois uma vez rabiscados com canetinha grossa, as marcas não saem. “Procuro evitá-la, a não ser em gavetas e portas dentro do armário, espaços em que, na teoria, a criança não mexeria”, complement­a a arquiteta.

Outra boa opção é optar por cores neutras, com tons amadeirado­s e cinza clarinho. Dessa forma, o quarto pode ‘crescer’ junto com a criança. “Assim, terá a facilidade de ter uma transição de um quarto de uma criança de oito para uma de doze anos”, destaca Karina.

ESPAÇO DE DESENVOLVI­MENTO

Segundo os especialis­tas, é importante que a decoração ajude no desenvolvi­mento da criança. Para os pequenos que gostam de desenhar e escrever, ter uma louça branca com caneta ou um painel imantado pode estimular na evolução da criança. Além disso, criar um cantinho para os livros é uma boa forma de incentivar a leitura. Os jogos lúdicos também podem ajudar no aprendizad­o.

“No projeto de decoração, os pais devem ainda se preocupar com a entrada de luz natural no quarto, o que garante boa iluminação para os estudos durante o dia. À noite, a iluminação com lâmpadas deve ser eficiente”, explica a arquiteta Carmem Avila.

Para as crianças que dividem o cômodo com irmãos, é interessan­te o quarto contenha referência­s aos dois, separando os espaços de forma que, mesmo dentro de um mesmo ambiente, cada um tenha sua individual­idade. “É recomendáv­el que cada um tenha o seu lado personaliz­ado, com a cabeceira da cama diferente ou o nome escrito em alguma parte”, acrescenta Carmem.

Outra recomendaç­ão se refere à acessibili­dade. A sugestão é não colocar prateleira­s altas ou móveis grandes demais. “É preciso organizar o quarto de forma que seja possível para a criança pegar seus pertences, jogos e livros”, diz Carmem.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO
 ??  ?? Na imagem 1, o quarto de duas irmãs combina as cores da colcha com as listras do papel de parede. Na foto 2, o ambiente tem um compartime­nto para a criança desenhar e colorir. Na foto 3, livros para estimular leitura. E, na 4, móveis na altura da...
Na imagem 1, o quarto de duas irmãs combina as cores da colcha com as listras do papel de parede. Na foto 2, o ambiente tem um compartime­nto para a criança desenhar e colorir. Na foto 3, livros para estimular leitura. E, na 4, móveis na altura da...
 ??  ?? 1
1
 ??  ?? 4
4
 ??  ?? 3
3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil