O Dia

Com negociação, dívidas são reduzidas em até 90%

Acordos são feitos de forma direta com credores e por meio de canais digitais

-

Trato direto com credores, entre outras providênci­as, é uma das sugestões dos especialis­tas. Começa hoje mutirão para clientes em atraso com concession­árias de telefonia e luz.

Com o endividame­nto em alta, a saída para quem está com a corda no pescoço é tentar negociar com o credor. Ao tomar a iniciativa, os devedores podem baixar a dívida em até 90% do valor em contatos via canais digitais ou direto com o gerente do banco. Há também flexibilid­ade para se chegar a um acordo em situações de desemprego, doença ou morte de familiares, segundo as instituiçõ­es financeira­s. Além disso, mutirões de órgãos de defesa do consumidor são alternativ­a para tratar pessoalmen­te de dívidas de clientes com empresas de diversos setores, solucionan­do até 80% dos casos.

Correntist­as da Caixa Econômica Federal que negociam débitos podem obter descontos que chegam a 90% do valor da dívida, em atraso superior a um ano, caso o pagamento seja feito à vista. A tentativa de acordo deve ser feita na agência, entrando no site www.negociardi­vidas.caixa.gov.br ou ligando para o telefone 0800 726 8068.

A instituiçã­o financeira informou que oferece como alternativ­as renovação de contratos para aumentar o prazo e reduzir a prestação mensal; unificar diferentes tipos de dívida em um único débito com maior prazo e menor prestação; pausa do pagamento de uma parcela a vencer, deixando para o fim do contrato.

No “Portal de Renegociaç­ão” do Santander, na internet ou via aplicativo, uma das opções do banco é reunir o que o cliente deve para oferecer um único empréstimo com parcela que se adeque

Há flexibilid­ade em situações de desemprego, doença ou morte de familiares

às possibilid­ades do bolso e do orçamento do cliente.

A tendência de negociar por meios remotos também é seguida por outras instituiçõ­es. Quem está com pendência com Bradesco e Itaú/ Unibanco pode recorrer aos multicanai­s das instituiçõ­es financeira­s. No Bradesco, o cliente negocia por site próprio para regulariza­ção da dívida. Para iniciar, é preciso acessar banco.bradesco, clicar em Produtos e Serviços > Renegociaç­ão de Dívidas.

Para os clientes do Itaú-Unibanco, a negociação pode ser feita no site http://itau. com.br/renegociac­ao, com conversas via chat. Há centrais de atendiment­o eletrônico: 4004-5533 (capitais e regiões metropolit­anas) e o telefone 0800-7225533 (demais localidade­s).

Muitos clientes preferem ir direto na agência. A assistente social Cristiane Brito, 31 anos, disse ao DIA que se endividou com uma conta universitá­ria, e um ano após adquirir o cartão de crédito, seu nome já estava sujo. Ela explicou que por duas vezes tentou negociar: “Já fiquei 1h50min no telefone aguardando negociação, e ninguém resolveu”, reclamou.

 ?? THIAGO LONTRA / ALERJ ?? Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj promove mutirão para negociar dívidas a partir de hoje
THIAGO LONTRA / ALERJ Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj promove mutirão para negociar dívidas a partir de hoje
 ?? REPRODUÇÃO ?? Canais digitais são alternativ­as mais incentivad­as pelos bancos
REPRODUÇÃO Canais digitais são alternativ­as mais incentivad­as pelos bancos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil