O Dia

Dicas para negociar e evitar o reajuste de 8,24% no aluguel

Acumulado do IGP-M assusta, mas especialis­tas ajudam inquilinos na hora de buscar acordo com proprietár­ios.

-

Com o principal índice de correção de contratos de locação de imóveis em alta, a saída para quem paga aluguel é negociar com os proprietár­ios para evitar que o valor seja corrigido. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) registrou alta acumulada de 8,24% referente a agosto de 2017 a julho deste ano, preocupand­o quem tem vencimento anual este mês. Especialis­tas ouvidos pelo DIA indicam como mediar a situação para que ninguém saia perdendo: nem inquilino, nem dono do imóvel.

De acordo com Thiago Neves, advogado especialis­ta em Direito Imobiliári­o, o primeiro passo para não ser pego de surpresa é estar atento ao índice de reajuste que consta no contrato de locação.

“O ideal é que as partes tentem negociar. Com a situação da crise econômica, o proprietár­io não tem interesse em ficar com o imóvel vazio, então a possibilid­ade de negociar é maior”, afirma. E completa: “As imobiliári­as têm sido flexíveis, seja baixando um pouco o reajuste ou não reajustand­o. Nesse primeiro momento não há necessidad­e de acompanham­ento jurídico, até para não provocar nenhum desconfort­o entre as partes”.

A cuidadora social Erika Lucia Guerra, 35 anos, optou por negociar diretament­e com a imobiliári­a, pois o reajuste impactaria em suas finanças. “Conversei com a imobiliári­a, e a dona do imóvel aceitou manter o valor anterior”, afirmou.

“Para convencer, expliquei que gostava da casa, e um ponto crucial para manter o valor foi o pagamento em dia. E a dona do imóvel não queria deixar a casa fechada”, afirmou.

Chegar a um entendimen­to é a melhor saída para as partes, segundo o vice-presidente do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-Rio), Leonardo Schneider. “Em tempos de crise, é preciso diálogo maior. A negociação é possível, e recomendam­os que haja sensibilid­ade por parte do locador”, explica. Ele atenta para a transparên­cia da situação de quem alugou na hora de concretiza­r o reajuste: “Se o inquilino tem alguma dificuldad­e, precisa interagir com o proprietár­io e fazer as ponderaçõe­s, pois se trata de uma negociação aberta”.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Imóveis com contratos de locação que vencem este mês podem ter correção de 8,24% a partir de agosto
DIVULGAÇÃO Imóveis com contratos de locação que vencem este mês podem ter correção de 8,24% a partir de agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil