O Dia

PRESO PRESIDENTE DA CÂMARA DE JAPERI

Vereador conhecido como Miga se entrega. Ele estava foragido acusado de associação com o tráfico

- NADEDJA CALADO nadedja.calado@odia.com.br

Wesley George de Oliveira, o Miga, se entregou na Delegacia de Homicídios, após divulgação de sua foto em cartaz de ‘Procura-se’. Assim como o prefeito Carlos Moraes, ele é acusado de associação para o tráfico.

Opresident­e da Câmara Municipal de Japeri, Wesley George de Oliveira, conhecido como Miga, se entregou na Delegacia de Homicídios da Capital (DH-Capital) na manhã de ontem. O vereador estava foragido desde sexta-feira e foi levado para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.

O mandado de prisão havia sido expedido no âmbito da Operação Sênones, desencadea­da pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio (MP-RJ). Miga, assim como o prefeito de Japeri, Carlos Moraes Costa, e um outro vereador, Claudio José da Silva, conhecido como Cacau (esses dois foram presos na sexta-feira), são acusados de associação para o tráfico de drogas. Além dos políticos, foi presa na sexta e responderá pelo mesmo crime Aparecida Kaizer de Matos, assessora da Prefeitura. Ela é suspeita de fazer a ligação dos traficante­s com os políticos do município da Baixada.

As investigaç­ões indicam que os três políticos, todos do Partido Progressis­ta (PP), e mais a assessora eram ligados ao bando de Breno da Silva de Souza, o BR, apontado como chefe do tráfico na comunidade do Guandu, em Japeri. O acusado foi preso em uma operação após ter forjado sua própria morte para escapar dos mandados.

Em uma intercepta­ção telefônica feita ano passado para investigar BR por três assassinat­os no Arco Metropolit­ano, durante um roubo de carga, a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) flagrou o prefeito conversand­o com o homem apontado como chefe do tráfico. Segundo a polícia, na conversa, Moraes mostra “seu comprometi­mento com a defesa dos interesses da organizaçã­o criminosa e que, na qualidade de prefeito, não mediria esforços para evitar que a mesma sofresse qualquer prejuízo.

Procurada, a Polícia Civil não deu mais detalhes sobre a prisão do vereador, nem confirmou se ele já prestou depoimento sobre o caso.

 ??  ??
 ?? MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA ?? O presidente da Câmara de Japeri (camisa branca) foi levado para a Cidade da Polícia após se entregar na Delegacia de Homicídios da Capital
MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA O presidente da Câmara de Japeri (camisa branca) foi levado para a Cidade da Polícia após se entregar na Delegacia de Homicídios da Capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil