O Dia

SEM PREVISÃO DE ANTECIPAR PAGAMENTO

- Paloma Savedra

Ainda não há previsão pela Prefeitura do Rio de antecipar o salário de julho dos cerca de 160 mil servidores ativos, aposentado­s e pensionist­as. Pelo cronograma oficial, o prazo para o depósito é o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado, que cairá na próxima terça-feira (7 de agosto).

Integrante­s do governo reafirmam a todo momento que a política é de adiantamen­to dos créditos do funcionali­smo sempre que possível. Mas, desta vez, não há informação sobre a possibilid­ade de antecipar.

A notícia dos depósitos vem sendo cobrada pelas categorias, que, na verdade, querem a retomada do calendário antigo — quando o segundo dia útil era o prazo para quitar o salário do funcionali­smo —, o que não ocorreu. Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, o prefeito Marcelo Crivella editou decreto, alterando, pela primeira vez, a data de pagamento.

Ele estabelece­u o quinto dia útil como prazo para a quitação dos salários até o mês de julho — exceto os vencimento­s de dezembro de 2017, cujo limite era o sétimo dia útil. E no último dia 20, manteve o quinto dia útil como data oficial para pagar os salários até o fim do ano.

A medida desanimou os servidores e aumentou o falatório da base do governo na Câmara. Vereadores chegam a dizer que a prefeitura “mal tem dinheiro para pagar a folha salarial até o fim do ano”. Representa­ntes do Executivo amenizam a situação e afirmam que “não há risco de o município virar o Estado do Rio” — que atrasou por dois anos os pagamentos do funcionali­smo.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil