O Dia

Entrevista de Bolsonaro repercute,mas audiência é baixa

Candidato diz que portuguese­s ‘não pisavam na África’. Vice segue indefinido

-

A entrevista do candidato do PSL à Presidênci­a foi a segunda de maior audiência do programa Roda Viva no ano, mas não chegou a mais de 2 pontos no Ibope. Ainda assim, foi a mais assistida até aqui entre as dos pré-candidatos.

De início nervoso, Bolsonaro se soltou ao longo da entrevista. Questionad­o, ele se colocou contra cotas para negros nas universida­des. “Vão pedir cota para nordestino agora?”, questionou.

Nas redes sociais, a declaração mais comentada do candidato foi: “O português nem pisava na África (no período da escravidão)”, o que é equivocado, já que os portuguese­s estiveram presentes no continente durante todo o período do tráfico de escravos atlântico, do século XVI ao XIX, fundando cidades, construind­o fortes e negociando humanos.

Perguntado sobre mortalidad­e infantil, o deputado federal disse que “tem a ver com os prematuros” e que “gestante não cuida da saúde bucal”, em outro momento muito comentado. Bolsonaro reafirmou que não entende de economia, mas tem o economista Paulo Guedes como “seu posto Ypiranga” para responder a perguntas na área.

Após o programa, o candidato do PSL disse que a escolha do vice em sua chapa se afunilou entre os nomes da advogada Janaína Paschoal, do príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança e do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG). Janaína, que o acompanhav­a, se disse em dúvida ainda e que, caso se decida pela candidatur­a, o fará “pelo Brasil”, e não para ajudar Bolsonaro. “Deixei isso bem claro”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil