O Dia

Conexão russa na rede social

Facebook disse ter evidências de interferên­cia externa em eleição nos EUA

- > São Francisco, Estados Unidos

OFacebook afirmou ontem que encontrou evidências de interferên­cia externa política e coordenada na eleição presidenci­al americana de 2016 com o uso de dezenas de perfis e páginas falsas em sua plataforma. A empresa anunciou que removeu 32 páginas e contas do ar por estarem envolvidas em “comportame­nto não autêntico” na plataforma. O assunto já havia sido divulgado a congressis­tas americanos enquanto a companhia investigav­a a possibilid­ade de interferên­cia eleitoral.

Ele disse que as contas de “maus atores” na maior rede social do mundo e no Instagram, poderiam estar ligadas à Rússia, que usou a plataforma para disseminar desinforma­ções antes da eleição presidenci­al de 2016 nos EUA.

O Facebook afirmou, ainda, que “quem configurou as contas foi muito longe para obscurecer as verdadeira­s identidade­s”. Além disso, a companhia informou que havia encontrado tentativas de manipular sua plataforma após as eleições americanas de 2016.

NO MUNDO TODO

Um relatório do Instituto de Internet da Universida­de de Oxford, no Reino Unido, mapeou iniciativa­s do que chamou de “manipulaçã­o do debate público” em todo o mundo. Os autores identifica­ram entre 2010 e 2018 campanhas que visaram influencia­r os cidadãos em polêmicas políticas e eleições em 48 países, que chamaram de “cibertropa­s”.

São listados casos mais notórios, como os Estados Unidos e o Reino Unido (com o referendo de saída da União Europeia em 2016). O Brasil foi citado como um dos locais onde as “cibertropa­s” atuaram, tendo como referência as eleições de 2010.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Rede social de Mark Zuckerberg tirou 32 páginas e contas do ar
DIVULGAÇÃO Rede social de Mark Zuckerberg tirou 32 páginas e contas do ar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil