O Dia

Pezão e deputados vão a Brasília pedir aprovação da lei que repassa mais dinheiro aos estados

-

Em busca de reforço no caixa estadual, uma comitiva formada pelo governador Luiz Fernando Pezão e os deputados da Alerj André Ceciliano (PT) e Luiz Paulo (PSDB) — presidente­s da Casa e o da Comissão de Tributação, respectiva­mente — vai a Brasília, amanhã, articular a urgência na votação pelo Congresso de proposta que garantirá pelo menos R$ 2 bilhões ao Rio. Eles se reunirão com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), às 15h, para tratar do Projeto de Lei Complement­ar 511/2018, que define regras das compensaçõ­es de ICMS oriundas da Lei Kandir e devidas pelo governo federal.

O texto foi elaborado por uma Comissão Mista Especial do Congresso, e o prazo estipulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) votar as medidas é até 26 de agosto.

No encontro, os parlamenta­res do Rio tentarão agilizar isso, além de costurar a aprovação. Há, entretanto, uma resistênci­a do Executivo federal. Isso porque os cálculos detalhados na proposta apontam um desembolso total de R$ 39 bilhões pela União. O número é referente a compensaçõ­es que terão que ser pagas a estados e municípios.

Além dos representa­ntes do Estado do Rio, a reunião deve contar com deputados de assembleia­s legislativ­as de outros estados, informou Ceciliano — que agendou o encontro com Maia. É possível ainda a presença de governador­es de estados em crise financeira: Ivo Sartori (MDB), do Rio Grande do Sul; e Fernando Pimentel (PT), de Minas Gerais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil