O Dia

Bossa nova faz 60 anos com mostra, shows e filmes

Espaço BNDES traz eventos no teatro e na galeria, em comemoraçã­o ao estilo musical

- RICARDO SCHOTT ricardo.schott@odia.com.br

Não há total certeza sobre qual a data do início da bossa nova. Geralmente, o ano de 1958 é tido como referência, já que foi o ano em que Elizeth Cardoso lançou o disco ‘Canção do Amor Demais’, espécie de songbook inicial de Tom Jobim e Vinicius de Moraes com a participaç­ão de João Gilberto ao violão. O próprio João gravou ‘Chega de Saudade’ nesse ano. E o Espaço Cultural BNDES comemora os 60 anos do estilo com várias atrações, e com a exposição ‘Bossa 60, Passo a Compasso’.

A exposição tem idealizaçã­o de Valéria Machado Colela e curadoria do jornalista e crítico musical Tárik de Souza. E mostra as mudanças que a bossa nova trouxe para a música brasileira. O roteiro traz letras, fatos históricos e imagens. A seleção de eventos traz shows no teatro, às quartas e quintas, sempre às 19h. As quartas são de música instrument­al e as quintas, de shows cantados — hoje tem Roger Henri, e amanhã é a vez de Dóris Monteiro e Claudia Telles.

Nos dias 17 e 31 tem cinema, às 18h, respectiva­mente com os filmes ‘Coisa Mais Linda: Histórias e Casos da Bossa Nova’ (2005), de Paulo Thiago, e ‘Vinicius’ (2005), de Miguel Faria Jr. A Galeria BNDES, onde rola a exposição, tem visita guiada com Tárik de Souza e Valéria Colela, no dia 10, às 18h, e bate-papo com os designers Ruth Freihof e Cesar G. Villela no dia 24.

 ?? DIVULGAçãO ?? João Donato: foto no BNDES
DIVULGAçãO João Donato: foto no BNDES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil