O Dia

‘Isso não é aceitável’, diz conselho médico

-

> Para o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, a perda de 10% dos leitos do SUS em oito anos prejudica os 160 milhões de brasileiro­s que dependem exclusivam­ente da rede pública. “Perdemos uma média de 12 leitos por dia nos últimos oito anos. Sem leitos de internação não há como o médico prestar seus cuidados ao paciente. Isso não é aceitável no país nem em nenhum lugar do mundo”.

O Ministério da Saúde argumenta que até o sistema de saúde inglês, referência mundial de sistema público de saúde, reduziu em 30% o número de leitos na última década. No Reino Unido, no entanto, a taxa está em 3,2 por 1 mil habitantes. E, por lá, o investimen­to em prevenção é maciço. A taxa do Brasil hoje é de 1,9, contra 2,8 em 2010. A recomendaç­ão oficial da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) é de 3,2 leitos por 1 mil habitantes.

Para Vital, é preciso financiame­nto mais adequado e competênci­a administra­tiva com planejamen­tos para suprir a falta de leitos. “Não podemos permitir que as pessoas deixem de ser atendidas por falta de leitos simples de internação. Isso significa que muitas vidas podem ser tolhidas e sequelas que poderiam ser evitadas estejam presentes na vida desses pacientes”, disse.

A vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva da Universida­de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Maria de Lourdes Tavares Cavalcante, vê o retrocesso também como reflexo de políticas que permitiram que serviços terceiriza­dos fossem priorizado­s. “Os repasses eram mais específico­s e regulados. Gastos com atenção primária eram obrigatóri­os. Agora o município recebe o recurso tem investimen­to livre”, disse.

“Seja quem for o novo governo, terá que investir pesadament­e em modernizar a gestão”, diz José Roberto Afonso, especialis­ta em Finanças Públicas e professor do IDP. “É impensável, por exemplo, que, em 2018, ainda não se tenha um cadastro único, nacional,com todos os dados, desde o sistema público, até o de saúde complement­ar privada, de cada brasileiro. Isso é o primeiro passo”.

 ??  ?? UTI Neonatal: Brasil vem perdendo leitos para atendiment­o infantil
UTI Neonatal: Brasil vem perdendo leitos para atendiment­o infantil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil