O Dia

NA BATIDA DO HIP-HOP

Projeto de dança urbana oferece aulas de graça para crianças de Caxias e tem melhorado o dia a dia dos pequenos dançarinos.

-

Aarte tem mudado a vida de muitas crianças em Duque de Caxias. É na Escola de Rua, do projeto Urbanos BF, que elas estão dando os primeiros passos na dança, em direção a um futuro melhor. E um dos mais novos projetos, o Cypher Kids, que ensina a modalidade chamada break, já rende os primeiros frutos e levou alunos para a competição Sul-Americana, em Goiás.

“Através do hip hop e da dança de rua, crianças sem perspectiv­a de vida encontram novos caminhos. Elas vencem o bulling, encontram autoestima e inclusão. Na dança não há diferenças, são todos iguais e embalados pelo mesmo ritmo”, destaca Diego de Jesus, mais conhecido como Diego Tecnykko, diretor do projeto.

O projeto começou há dez anos na Vila Meriti, em Caxias. Antes de virar ONG, era um grupo de representa­ntes de batalhas de danças de rua. “Nossa ideia inicial era um coletivo com um representa­nte de cada grupo da cidade. E foi assim que nasceu a escola de rua. O objetivo era ensinar danças urbanas com uma metodologi­a própria”, relembra Diego.

As aulas são gratuitas e acontecem no Ponto de Cultura Lira de Ouro e na Escola de Dança da Grande Rio, que doam os respectivo­s espaços para o trabalho ser desenvolvi­do. Além da técnica, os alunos aprendem sobre história dos vários tipos de danças.

TALENTOS DA CASA

Com 10 anos, a pequena B. Girl Viki, ou apenas Hemily Victória para a família, chama a atenção pelo talento no break. Ela se arrisca em manobras e passos difíceis, dignos de gente grande. A menina, que faz parte do Cypher Kids, foi a única criança do Rio de Janeiro a se classifica­r para o Brasil Battle — competição de breaking em Goiás. “Eu gosto muito de dançar e de competir também. Quero ser uma dançarina de sucesso e viajar o mundo dançando”, afirma.

CULTURA DAS DANÇAS URBANAS

Para Diego Tecnykko, é necessário difundir mais o hip hop pelo Brasil. “As pessoas, em geral, olham tal cultura como atividade negra e marginaliz­ada. Precisamos quebrar o preconceit­o. As coisas mudaram, mas falta muito ainda. Falta informação. As pessoas pensam em hip hop e já associam logo com bagunça, briga, bebida. Mas a nossa dança, o break, é arte, é linda e precisa ser respeitada”.

Para participar basta comparecer às aulas. O Lira de Ouro fica Rua José Veríssimo, 72, Vila Meriti, e a quadra da Grande Rio fica na Rua Almirante Barroso, 5, Centro. Mais Informaçõe­s pelos telefones 27820017 e 97303-9798.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO
 ??  ?? Projeto de danças urbanas infantil
Projeto de danças urbanas infantil
 ??  ?? O projeto Cypher Kids funciona em dois espaços diferentes da cidade de Duque de Caxias: no Ponto de Cultura Lira de Ouro e também na escola de samba Grande Rio
O projeto Cypher Kids funciona em dois espaços diferentes da cidade de Duque de Caxias: no Ponto de Cultura Lira de Ouro e também na escola de samba Grande Rio
 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil