O Dia

Candidatos na praça. Vice é problema

PT oficializa Lula, mas ainda discute companheir­o de chapa, que também é dificuldad­e no PSL

- PT BRASIL

Após o Encontro Nacional no qual foi confirmada a candidatur­a do ex-presidente Lula à Presidênci­a, a direção nacional do PT se reuniu para buscar a definição de um vice para a chapa do partido.

Ao longo do dia, várias opções foram considerad­as, entre elas a de Ciro Gomes (PDT) assumir o posto, hipótese que o ex-ministro descartou, mais uma vez.

Pela manhã, lideres do partido se reuniram com o PCdoB, discutindo a hipótese de a candidata à Presidênci­a do partido, Manuela D’Àvila, se unir à chapa petista como candidata a vice-presidente.

Entre os advogados do partido, há dúvidas sobre a obrigatori­edade ou não de indicar o vice até amanhã. A ideia inicial era que o companheir­o de chapa de Lula só fosse anunciado no dia 14, véspera da data em que haverá o registro da candidatur­a junto ao TSE.

Os nomes colocados em caso de uma indicação imediata são, principalm­ente, os da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o do ex prefeito de São Paulo Fernando Haddad. O ex-ministro Jaques Wagner, tido como o preferido de Lula para um eventual ‘plano B’ corre por fora.

A presidente do PT cumpriria o papel de porta-voz de Lula, até a decisão da Justiça sobre a candidatur­a de Lula, mas se um dos dois outros nomes - Haddad ou Wagner - assumir o papel de vice, já estará praticamen­te ungido como o substituto do ex-presidente após a provável impugnação com base na Lei da Ficha Limpa.

No Encontro Nacional, foi lida uma carta de Lula, na qual o petista disse que os opositores querem fazer uma eleição com “cartas marcadas” e que a democracia no país está ameaçada.

Já Haddad mostrou que o PT considera Alckmin o grande adversário, dizendo que, de um lado está o PSDB, de outro o partido, que tem Lula na lideranças das pesquisas, apesar de preso. “O cenário está configurad­o”, disse. “O PSDB deu a coluna vertebral e organizou o governo Temer”, atacou.

 ??  ?? Na convenção do PT em São Paulo, partidário­s do ex-presidente vestem máscara de Lula para a foto
Na convenção do PT em São Paulo, partidário­s do ex-presidente vestem máscara de Lula para a foto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil