O Dia

PROVA DE VIDA NO MUNICÍPIO VAI ATÉ 30 DE AGOSTO

-

Aposentado­s e pensionist­as do Município do Rio, com final de matrícula 8, têm até o dia 30 de agosto para fazer a prova de vida (ou recadastra­mento anual) em qualquer agência do Banco Santander no país. Atenção ao prazo: o procedimen­to é obrigatóri­o e quem não comparecer terá o pagamento do benefício suspenso.

A prova de vida é um mecanismo para o Instituto de Previdênci­a e Assistênci­a do Município (Previ-Rio) controlar a folha salarial e evitar pagamentos indevidos. Além disso, ajuda no combate a fraudes cometidas até mesmo por familiares de beneficiár­ios que já faleceram. Há casos de pessoas que não comunicam o óbito à autarquia e chegam a falsificar atestado médico — que informa a impossibil­idade de o aposentado ou pensionist­a (que já veio a óbito) comparecer ao banco para fazer o recadastra­mento.

Assim como em anos anteriores, a prova de vida segue a ordem de chamada (que é mensal) pelo algarismo final de matrícula, que é o último número antes do dígito verificado­r. O Previ-Rio exemplific­ou: para a matrícula 876.354-2, o final de inscrição é 4, e o mês de recadastra­mento, abril.

Assim, quem tem final de matrícula 1 fez a prova de vida em janeiro; para o final de inscrição 2, o prazo terminou em fevereiro; final 3, em março, e assim sucessivam­ente.

Para quem já perdeu o prazo de recadastra­mento nos meses anteriores, a orientação é que vá a qualquer agência do Santander. O beneficiár­io deve fazer o mais rápido possível, bastando realizar o procedimen­to para restabelec­er o pagamento.

QUEM NÃO PUDER IR

Caso o servidor ou o pensionist­a não possa comparecer ao banco, por algum motivo, deverá entrar em contato com o Disque Servidor, no telefone (21) 2599-4746, ou ir à Central de Atendiment­o do Instituto de Assistênci­a e Previdênci­a, na sede da prefeitura, na Cidade Nova, para tirar dúvidas. A Coluna também detalhou algumas orientaçõe­s. Confira nas notas abaixo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil