O Dia

Ventilador: mais humor no YouTube

Canal traz participaç­ões de atores como Igor Cotrim e Thaís Belchior, e entre as séries, tem sátira de ‘Narcos’ e da Lava-Jato

- RICARDO SCHOTT ricardo.schott@odia.com.br

Novidade do YouTube, o canal Ventilador surgiu de uma mudança de hábitos da documentar­ista, produtora e diretora Isabella Nicolas - que passou recentemen­te dar mais atenção à rede de vídeos, bem como a Netflix. Já sócia do escritor João Raggio na editora Própria, ela se juntou ao amigo para montar o canal. A empreitada, afirma ela, também surgiu de uma retenção do cinema, sua área de atuação.

“Em cinema, os orçamentos ficaram muito reduzidos e as condições de trabalho indesejáve­is. Para não parar de produzir audiovisua­l, decidimos abrir o canal, mesmo não sendo o melhor momento. Mas confiamos no trabalho de uma equipe competen- te, oriunda em grande parte do cinema, que foi parceira nossa”, conta ela, que levou para supervisio­nar os roteiros Cláudio Torres Gonzaga, responsáve­l por diversos produtos de humor da Globo.

“Uma das séries, a ‘Não Sou Burra’ (sobre um advogado da Lava-Jato que sofre com o mau humor de sua namorada) tem um bordão típico do humor de alguns programas da emissora, uma sugestão dele”, diz Isabella, que tem assinado a direção dos vídeos com Cláudio. Na atuação, surgem nomes como Zé Júnior, Thais Belchior, Fernando Daghlian e Igor Cotrim - este último, conhecido de filmes como ‘Elvis e Madona’ e séries como ‘Sandy & Junior’. Igor também dá seus pulinhos como roteirista - fez junto da equipe a sátira de ‘Narcos’, que se chama ‘Marcos’.

“Tive liberdade para construir piadas nonsense, como a do colírio Wagner Moura Brasil. Está sendo um barato”, conta Igor.

PATROCÍNIO

O Ventilador abriu temporada em junho. A proposta é que, durante cinco meses, dois episódios sejam lançados por semana em dias e horários pré-agendados. Para marcar a diferença no YouTube, o canal tem personagen­s fixos, divididos em cinco séries de quatro episódios cada. Entre os outros esquetes, estão ‘Conselhos Sexuais de Dona Eulália’, com uma senhora de 87 anos que teoriza sobre sexo, e ‘Pai Realista’, com a relação entre um pai roqueiro e um filho nerd. “Já temos patrocinad­ores interessad­os na ‘Dona Eulália’ e, ao final da primeira temporada, vamos buscar outros”, conta Isabella.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? ‘Marcos’: Igor Cotrim (foto) faz o personagem principal e o roteiro da sátira de ‘Narcos’, no canal Ventilador
DIVULGAÇÃO ‘Marcos’: Igor Cotrim (foto) faz o personagem principal e o roteiro da sátira de ‘Narcos’, no canal Ventilador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil