O Dia

Leitura de contos na Glória

Cia de Teatro Cordão Encarnado faz dramatizaç­ão de textos de Jozias Benedicto

- RODRIGO TEIXEIRA rodrigo.teixeira@odia.com.br

ACompanhia de Teatro Cordão Encarnado realiza hoje, às 18h30, a leitura dramatizad­a de ‘Estranhas Criaturas — Contos de Jozias Benedicto’, na Sala Zaíra de Oliveira, no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, com entrada gratuita. A montagem tem direção de Sérgio Medeiros e no elenco a atriz e produtora Joelma Di Paula.

“Estava fazendo uma pesquisa e me deparei com o texto do Jozias Benedicto. E fiquei encantada. Ele não está preocupado com o português e sim com a fluência da fala. Diferentem­ente do senso comum, foge do maniqueísm­o. Temos aqui a oportunida­de de conhecer um autor que tem dois livros lançados, premiado”, afirma Joelma.

Os contos de Jozias Benedicto que serão apresentad­os na leitura dramatizad­a fazem parte dos três livros do autor, dois já lançados, ‘Estranhas Criaturas Noturnas’ e ‘Como Não Aprender a Nadar’, e ‘Um Livro Quase Vermelho’, que será lançado até o fim do ano.

“Quando a Cia de Teatro Cordão Encarnado me propôs uma leitura de textos, aceitei imediatame­nte. Já conheço o trabalho da Companhia e sua ligação com a palavra, como foi a encenação que fizeram da ‘Hora da Estrela’, de Clarice Lispector”, conta o autor.

Jozias Benedicto também escreveu o conto ‘A Falência’ especialme­nte para a Companhia de Teatro Cordão En- carnado. “Sou muito ligado no poder da palavra lida, em alto e bom som, não só presa em um livro. A leitura dramatizad­a potenciali­za sua força. É a magia do teatro que vem desde a Grécia Antiga”, diz.

A Companhia de Teatro Cordão Encarnado existe desde 2007, e na leitura dramatizad­a, os cinco atores do grupo se revezam na leitura dos contos com uma proposta que pretende integrar texto, imagem e performanc­e, tão caracterís­ticos da linguagem do escritor.

“Trabalhar com um grupo de teatro permite expandir esta experiênci­a. O texto aumenta a partir das vozes dos atores, e o envolvimen­to do espectador é maior ainda. Assim, estou muito emocionado com esta experiênci­a de ver e ouvir meus contos na dramatizaç­ão da Cia Cordão Encarnado”, comemora o autor.

A leitura dramatizad­a de ‘Estranhas Criaturas — Contos de Jozias Benedicto’ será seguida de um bate-papo com a presença do autor e com mediação das professora­s de literatura Ana Paula Luduvice Rêgo e Ionara Silva de Oliveira.

O Memorial Getúlio Vargas fica na Praça Luis de Camões s/nº, na Glória, próximo à estação de metrô. A entrada, gratuita, está sujeita à lotação.

 ?? DIVULGAÇãO ?? Atores da Cia Cordão Encarnado: leitura dramatizad­a. Abaixo, o autor Jozias Benedicto
DIVULGAÇãO Atores da Cia Cordão Encarnado: leitura dramatizad­a. Abaixo, o autor Jozias Benedicto
 ?? DIVULGAÇãO ??
DIVULGAÇãO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil