O Dia

Secretaria não pode nem ser notificada

MP tenta contato com pasta de Proteção aos Animais de Belford Roxo, mas descobre que ela não existe

- CÁSSIO BRUNO cassio.gomes@odia.com.br

OMinistéri­o Público decidiu ontem abrir inquérito para investigar a criação da Secretaria de Proteção aos Animais de Belford Roxo e as nomeações de aliados políticos feitas pelo prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (MDB). Como revelou O DIA na terça-feira, a secretaria é fantasma e nunca funcionou na prática.

O caso está na 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Duque de Caxias. Para comandar a pasta que não existe, Waguinho nomeou o vereador Antônio Rubem Medeiros Júnior, o Tuninho Medeiros, eleito pelo PDT, em 2016.

Recentemen­te, o próprio Ministério Público tentou notificar a Secretaria de Proteção aos Animais por causa de um resgate de animais silvestres no município. Porém, os promotores descobrira­m que a pasta está apenas no papel mesmo após Tuninho Medeiros e outros funcionári­os serem nomeados e estarem recebendo salários.

Só em julho, o prefeito nomeou 620 pessoas para cargos comissiona­dos e de confiança. Vinte delas apenas em seu gabinete. Na lista, está o pastor Jonas Mendonça Sales, da Primeira Igreja Batista em Santa Amélia, que nunca foi visto no local de trabalho, segundo informaram servidores ao DIA na sexta-feira passada.

A Secretaria de Proteção aos Animais é uma das 38 criadas por Waguinho. O secretaria­do inclui vereadores, suplentes, ex-vereadores e até a irmã do prefeito, Fabiane dos Santos, que ocupa a Secretaria da Mulher.

Na reportagem, O DIA mostrou que, no lugar onde deveria funcionar a Secretaria de Proteção aos Animais, há, na verdade, um prédio em ruínas de uma antiga escola municipal.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? No endereço da secretaria, há uma escola municipal abandonada
DANIEL CASTELO BRANCO No endereço da secretaria, há uma escola municipal abandonada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil