O Dia

Maduro lança ofensiva após suposto atentado

Presidente venezuelan­o acusa ex-chefe do Parlamento e outro deputado, já preso

- > Caracas, Venezuela

Ogoverno da Venezuela afirmou ter chegado aos “autores intelectua­is” do suposto atentado de sábado, com a ajuda de drones, contra o presidente Nicolás Maduro. Apresentan­do provas e dizendo que os homens detidos no dia do ataque confessara­m seu envolvimen­to, Maduro anunciou na TV de um processo contra dois deputados opositores, um dos quais, Juan Requesens, foi preso.

Durante um longo discurso, Maduro acusou ainda o exchefe do Parlamento, o exilado Julio Borges, de estar vinculado ao ataque com drones carregados de explosivos.

O governo informou que os suspeitos receberam o pagamento de US$ 50 milhões. “Ofereceram US$ 50 milhões e estadia nos Estados Unidos (aos autores do ataque)”, diz o narrador dos vídeos divulgados em uma rede de rádio e televisão.”Os terrorista­s treinaram entre abril e junho na Colômbia”, continua, acusando os EUA de financiar a operação.

“Todas as declaraçõe­s (dos seis detidos como autores do atentado) apontam para Julio Borges, que vive em uma mansão em Bogotá amparado pelo governo da Colômbia. Sabemos que ele tem a covardia para participar deste tipo de evento”.

Após a mensagem de Maduro, o Primeiro Justiça denunciou a detenção de Requesens pelo serviço de inteligênc­ia da Venezuela.

O presidente afirma que Borges e Requesens foram citados pelo sargento da reserva Juan Carlos Monasterio­s, um dos supostos autores do ataque.

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) ordenou “a imediata detenção dos congressis­tas” sob a acusação de tentativa de homicídio doloso qualificad­o, destacou a corte, em comunicado. A Assembleia Constituin­te retirou a imunidade parlamenta­r dos dois.

 ?? AFP PHOTO / FEDERICO PARRA ?? Os dois acusados, Borges e Requesens, em foto de abril de 2017, após o segundo apanhar da polícia
AFP PHOTO / FEDERICO PARRA Os dois acusados, Borges e Requesens, em foto de abril de 2017, após o segundo apanhar da polícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil