O Dia

Violência em alta na cidade

-

N De janeiro até o início de agosto houve 154 vítimas de tentativa de homicídio e 120 pessoas assassinad­as, todas ligadas ao tráfico de drogas, no distrito de Guarus. Campos, aliás, foi apontada como a 45ª cidade mais violenta do mundo. No sudeste brasileiro é a primeira colocada, com 37,53 homicídios por 100 mil habitantes, em levantamen­to da ONG mexicana Segurança, Justiça e Paz, com números de 2017.

Segundo o delegado Luiz Mauricio Armond, os chefes do tráfico controlam o crime das cadeias. Ele diz ainda que a disputa se acirrou depois que 30 comunidade­s foram desalojada­s para a construção de conjuntos habitacion­ais. “Na hora da distribuiç­ão das casas, pessoas de comunidade­s diferentes se misturaram, criando um imbróglio”, conta.

Na operação de ontem foram apreendido­s uma carabina calibre 12, um revólver 38, duas granadas caseiras, dois carregador­es de pistola, munição, 20 quilos de pasta de cocaína em tabletes com selo de qualidade do tráfico internacio­nal, seis celulares, material para endolação e uma moto e um carro. Foram realizadas 600 revistas a imóveis e veículos, além de serem removidas dez barricadas. Os conjuntos abrigam 15 mil pessoas. A operação contou com mais de 800 homens e não teve confrontos. As Forças Armadas deixaram o local à noite.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil