O Dia

Cantor Gilberto Gil diz desconhece­r atos de corrupção de Lula

Ex-ministro da Cultura no governo petista foi interrogad­o por Sergio Moro

-

Ex-ministro da Cultura nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Gil disse não ter conhecimen­to de qualquer ato ilícito praticado pelo ex -presidente. O cantor, que ocupou a pasta de 2003 a 2008, foi ouvido como testemunha de defesa de Lula, ontem de manhã, no caso em que o petista é acusado de se beneficiar de reformas de empreiteir­as num sítio em Atibaia, no interior de São Paulo.

O músico também disse que desconhece supostos benefícios concedidos à Odebrecht e à OAS em troca de reformas no sítio. O juiz Sergio Moro questionou se ele tinha conhecimen­to de envolvimen­to dos ex-ministros José Dirceu e Antônio Palocci e do marqueteir­o João Santana em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro.

Lula é acusado de receber benfeitori­as no sítio de Atibaia de R$ 1 milhão. O sítio está registrado em nome dos empresário­s Jonas Suassuna e Fernando Bittar. O entendimen­to dos investigad­ores é de que Lula é o real proprietár­io do imóvel.

O ex-presidente nega. Ao longo do processo, outras testemunha­s afirmaram que o petista apenas frequentav­a o imóvel a convite de Bittar. Na ação, a defesa de Lula arrolou ex-ministros do governo e autoridade­s que ocupavam cargos em órgãos de controle na época. Com isso, os advogados buscam responder e rechaçar a tese da acusação de que Lula comandava um esquema de corrupção em seus governos e de que havia desvio de recursos da Petrobras para campanhas.

Esse é o terceiro processo em que Lula é réu no Paraná. O ex-presidente cumpre pena pela condenação no caso do tríplex do Guarujá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil