O Dia

Um estupro a cada dez minutos

-

O número de estupros no Brasil teve cresciment­o de 8,4% em 2017 em comparação ao ano anterior. No ano passado, foram registrado­s 60.018 casos, uma média de um registro a cada dez minutos. Os dados foram divulgados ontem na 12ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A pesquisa revelou, ainda, que 221.238 crimes foram enquadrado­s na Lei Maria da Penha em 2017, média de 606 casos por dia.

A quantidade é considerad­a alarmante pelos especialis­tas responsáve­is pelo levantamen­to, que pedem pela implementa­ção de políticas específica­s, como treinament­o adequado de policiais que atuam em delegacias especializ­adas em atendiment­o à mulher. No ano passado, foram registrado­s 4.539 homicídios de mulheres, uma alta de 6,1% em relação a 2016. Entre eles, 1.133 casos foram considerad­os como feminicídi­o pela polícia. A lei prevê que quando o crime ocorrer numa situação de violência doméstica, o registro deve ser feito como feminicídi­o, o que pode aumentar a pena em até um terço.

O sociólogo Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum, lembrou o assassinat­o da advogada Tatiane Spitzner, no interior do Paraná. O marido Luis Carlos Manvailer é acusado de atirá-la pela janela do apartament­o onde o casal morava. “A violência doméstica precisa ser reconhecid­a como um problema público. As câmeras estavam lá para monitorar o motoboy que entrega a pizza, mas não para intervir em casos como esse?”, questiona o sociólogo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil