O Dia

Uma vitória de muita garra, mas sem valor

Vasco supera limitações e derrota a LDU por 1 a 0, placar insuficien­te para seguir na Sul-Americana

- ALYSSON CARDINALI alysson.cardinali@odia.com.br

Faltou pouco para o Vasco fazer valer o epíteto de ‘time da virada’. Diante de uma torcida confiante, que foi em bom número a São Januário, a equipe pressionou, mas, ansiosa nas finalizaçõ­es, venceu a LDU apenas por 1 a 0 — gol de Thiago Galhardo. Com isso, não reverteu a vantagem do adversário, que fizera 3 a 1 no jogo de ida, e foi eliminada da Copa Sul-Americana, assim como acontecera na Copa do Brasil, quando ganhou do Bahia em casa, mas não levou a vaga. O resultado, ao menos, serviu para encerrar o jejum de vitórias do técnico Jorginho, após três derrotas seguidas.

Precisando de dois gols para ir às oitavas de final, o Vasco foi para cima, mas quem chegou com real perigo foi a LDU, aos 5 minutos, em cabeçada rente à trave de Anangonó. Apesar do susto, o time de Jorginho não se abalou e manteve a pressão. Com Thiago Galhardo atuando bem pela esquerda e articuland­o as jogadas ao lado de Giovanni, os donos da casa ainda tiveram em Yago Pikachu outra bela opção ofensiva. Aos 6, Andrés Ríos obrigou Gabbarini a difícil defesa.

A LDU, porém, soube conter o ímpeto adversário. Bem postada na defesa, também foi ao ataque. Martín Silva teve que mostrar serviço, aos 12, em finalizaçã­o de Anderson Julio. Ansioso nas finalizaçõ­es, o Vasco ainda confundiu vontade com nervosismo - Breno, Pikachu e Luiz Gustavo levaram cartão amarelo em 17 minutos de bola rolando. Pikachu, aos 19, obrigou Gabbarini a brilhar novamente, só que quem quase abriu o placar foi a LDU. Aos 27, Anderson Julio recebeu passe de Anangonó e acertou a trave.

O Vasco ainda perdeu Oswaldo Henríquez, lesionado. Jorginho, porém, abriu mão de um zagueiro na substituiç­ão para mandar Raul a campo como lateral e mexer na estrutura do time — Luiz Gustavo ocupou o lado esquerdo da zaga. A tática não surtiu efeito, embora Raul, Giovanni Augusto e Andrés Ríos tenham criado boas chances de gol. O 0 a 0 no primeiro tempo irritou os cruzmaltin­os na arquibanca­da.

Ramon conduz a bola no meio da defesa da LDU: Vasco venceu, mas não levou a classifica­ção

O Vasco manteve a pressão na segunda etapa, mas pecando nas finalizaçõ­es. Aos 4, Andrey, de frente para a gol, chutou para fora. Aos 12, ele cobrou falta rente ao travessão. Bem postada, a LDU cadenciava o jogo. Conseguiu até os 40 minutos, quando, após bela triangulaç­ão entre Andrés Ríos, Ricardo e Pikachu, Thiago Galhardo recebeu o passe e, com categoria, mandou a bola no canto de Gabbarini.

O gol incendiou a Colina e acendeu o Vasco, que pressionou e lutou muito, mas não conseguiu o segundo gol. Noite de vitória e decepção para a torcida, que se dividiu entre hostilidad­es a Jorginho e aplausos aos jogadores.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil