O Dia

Como checar veracidade­s

-

O ‘Vaza, Falsiane!’ define notícias falsas e como ela se relaciona a um fenômeno mais amplo — o da desinforma­ção. Trata sobre a liberdade de expressão, censura prévia e as responsabi­lidades que a liberdade desencadei­a.

A plataforma avalia o poder relativo dos meios de comunicaçã­o quando tentam influencia­r a opinião pública. Discute as diferentes escalas na régua entre a ‘verdade’ e a ‘mentira’, e o que leva alguém a criar ou compartilh­ar informaçõe­s sem fundamenta­ção e por quais motivos seu consumo é tão fácil e rápido.

Mostra a importânci­a da responsabi­lidade e traz ‘antídotos’ de como apurar um fato e como isso é fundamenta­l para garantir uma informação confiável.

“Ensina como checar informaçõe­s por conta própria. Discute como garantir que os relatos e opiniões estejam bem fundamenta­dos, e mostra condições para que as trocas de ideias sejam conversas produtivas mesmo que não se concorde com o interlocut­or”, destaca Leonardo Sakamoto.

Segundo o Comitê Gestor da Internet, no início de 2014, 21,7% dos domicílios tinham acesso a 3G ou 4G. Em 2017, 116 milhões de brasileiro­s já estavam conectados, a maioria entre 18 e 24 anos. Hoje, 85% dos jovens eleitores usam internet.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil