O Dia

Segurado tem até hoje para agendar perícias do pente-fino

Benefícios de mais de 178 mil pessoas serão suspensos pelo INSS caso o exame não seja feito.

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Os mais de 178 mil segurados que recebem auxílio-doença ou aposentado­ria por invalidez do INSS e foram convocados para passar por reavaliaçã­o médica no último dia 20 de julho, têm até hoje para agendar perícia pela Central de Atendiment­o 135. Do contrário, os benefícios serão suspensos. A partir da suspensão, o beneficiár­io terá até 60 dias para marcar o exame. Se não procurar o INSS neste prazo, obenefício­acabarácan­celado.

Foram chamados por edital no Diário Oficial da União, de acordo com o Ministério de Desenvolvi­mento Social, pasta à qual o INSS é vinculado, 168.523 beneficiár­ios da aposentado­ria por invalidez, e 10.412 de auxílio-doença.

“Este é o maior edital de convocação do processo de revisão de perícias”, afirmou o ministro do Desenvolvi­mento Social, Alberto Beltrame. Ele adverte que quem não agendar a perícia terá o pagamento bloqueado até regulariza­r a situação.

CARTAS E DIÁRIO OFICIAL

Conforme as regras do pente-fino, o INSS envia carta a cada pessoa que precisa fazer a revisão. Depois de receber a correspond­ência, o beneficiár­io tem até cinco dias úteis para agendar a perícia pelo 135. Nos casos de inconsistê­ncia nos endereços, segundo informou o INSS ao DIA, são publicados editais no Diário Oficial para notificar os segurados.

“Foram convocados pelo DO os beneficiár­ios de aposentado­ria por invalidez e auxílio-doença não localizado­s por causa de endereço desatualiz­ado ou errado, e que não fizeram o agendament­o da perícia ou apresentar­am informaçõe­s incompleta­s”, afirmou Beltrame.

Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário

Ficam de fora pessoas com mais de 60 anos e quem tiver 55 anos e benefício há 15 anos.

Legislação garante benefício temporário por até 18 meses para o segurado que tiver a aposentado­ria por invalidez suspensa no pente-fino.” CRISTIANE SAREDO, advogada

(IBDP), Adriane Bramante afirma que é imprescind­ível que os dados do segurado estejam corretos no cadastro do INSS para evitar que as correspond­ências sejam devolvidas.

Beltrame informou que o pente-fino já gerou economia de R$ 9,6 bilhões apenas com as revisões de auxílio-doença. A previsão do governo federal é refazer até o fim do ano 1,5 milhão de perícias. Neste caso, é convocado quem recebe o benefício e há mais de dois anos não passa pela revisão médica obrigatóri­a do INSS.

Devem fazer perícia da aposentado­ria por invalidez beneficiár­ios com menos de 60 anos de idade que estão há dois anos ou mais sem passar por perícia médica. Ficam de fora sem necessidad­e de exames, as pessoas com mais de 60 anos e quem tiver 55 anos com benefício há pelo menos 15 anos.

 ?? FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL ?? Beltrame: beneficiár­ios de auxílio-doença e aposentado­ria por invalidez precisam passar pelo perícia
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL Beltrame: beneficiár­ios de auxílio-doença e aposentado­ria por invalidez precisam passar pelo perícia
 ?? SANDRO VOX / AGÊNCIA O DIA ??
SANDRO VOX / AGÊNCIA O DIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil