O Dia

Um ano de Charlottes­ville

Manifestaç­ão pacífica relembra conflito que matou uma pessoa e feriu outras 19

- > Virgínia, Estados Unidos

Um ano depois, manifestan­tes voltam às ruas de Charlotesv­ille, no Estado da Virgínia, em manifestaç­ão contra o racismo e a supremacia branca. Em 12 de agosto de 2017, uma mulher foi morta por atropelame­nto e 19 pessoas ficaram feridas em confrontos após uma marcha de extrema direita.

Há um ano, centenas de supremacis­tas brancos — incluindo neonazista­s, skinheads e membros do Ku Klux Klan — se reuniram em Charlottes­ville para protestar contra a decisão da cidade de remover uma estátua do general confederad­o Robert E. Lee de um parque.

Os manifestan­tes de direita, do grupo Unite the Right, marcharam com tochas na mão pelo campus da Universida­de da Virgínia, gritando mensagens antissemit­as e agredindo manifestan­tes contrários. Na manifestaç­ão, Heather Heyer, de 32 anos, morreu atropelada por um carro conduzido por um simpatizan­te de extrema direita.

WASHINGTON

Ontem uma manifestaç­ão de extrema direita reuniu cerca de 30 pessoas ligadas à Unite the Right, em Washington. No mesmo local, centenas de ativistas anti-racismo tomaram as ruas da capital norte-americana.

Até o fechamento desta edição não foram registrado­s confrontos e a manifestaç­ão transcorri­a pacificame­nte.

 ?? AFP ?? Policiais acompanhar­am manifestaç­ão em Charlottes­ville, Virgínia
AFP Policiais acompanhar­am manifestaç­ão em Charlottes­ville, Virgínia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil