O Dia

PT entre Lula e Haddad

Pesquisa mostra que 4 de 10 votos de ex-presidente não vão para o substituto

-

Apesquisa Ibope, divulgada na segunda-feira, aumentou a ansiedade na direção petista em relação ao potencial de transferên­cia de votos de Lula para seu vice e virtual substituto, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. O levantamen­to mostrou que quatro de cada dez eleitores que indicaram a preferênci­a pelo ex-presidente não votarão no seu reserva.

Lula, por ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex, poderá ter a candidatur­a barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A pesquisa mostrou Lula com 37% da preferênci­a do eleitorado. Metade desses eleitores disseram que poderiam migrar para para Haddad, o que deixaria o atual vice próximo do segundo turno. Se levados em conta todos os pesquisado­s, 13% afirmaram que “com certeza” votarão no ex-prefeito, e outros 14% dizem que poderiam votar.

No entanto, o índice de 39% dos eleitores de Lula que rejeitaram total a hipótese de votar em Haddad surpreende­u os petistas. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), candidato reeleição “cochichou” ontem para o ex-ministro Jacques Wagner (PT-BA), defensor de maior exposição de Haddad como candidato, que “se 39% não transfere, quer dizer que 61% transfere”.

A soma - enganosa, porque 10% dos pesquisado­s disseram não conhecer suficiente­mente Haddad para opinar foi feita durante visita do vice de Lula à Bahia.

Haddad se apresentou no estado, governado pelo PT, como “representa­nte de Lula” e, insistente­mente questionad­o, disse que ainda “não está tratando de transferên­cia de votos”, seguindo o roteiro traçado, principalm­ente, pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, sob orientação direta do ex-presidente.

RÉU POR IMPROBIDAD­E

Haddad, na segunda-feira, virou réu por improbidad­e administra­tiva por suspeitas de irregulari­dades na construção de uma ciclovia, quando governava São Paulo.

 ?? RICARDO STUCKERT ?? Haddad em campanha na Bahia, entre Jaques Wagner e Rui Costa
RICARDO STUCKERT Haddad em campanha na Bahia, entre Jaques Wagner e Rui Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil