O Dia

OAB: eleição em campo

- Continenti­no Porto Jornalista e diretor do SJPERJ

Apré-campanha da OAB Niterói - 17 mil advogados inscritos - revela contornos inéditos. Ao mesmo tempo não estamos, pois, diante de novidade alguma, muito menos de um fenômeno eleitoral. Nesse aspecto, estamos diante de uma oportunida­de de ouro, de escolher um candidato que apresente um programa que mostre a nova cara da OAB niteroiens­e.

Nesse aspecto, se há alguém que possa sustentar um programa que deva incorporar as reivindica­ções dos advogados niteroiens­es na área jurídica, política e social, pelo visto, se há alguém que invoca um processo pelos direitos democrátic­os é o candidato Augusto Nunes, que defende uma ampla reforma. E, por isso, propõe:

Criar um polo irradiador de cultura jurídica, que torne a OAB uma referência nacional; convênio com a AASP- Associação dos advogados em São Paulo, a maior da América Latina; com a “OAB” americana, tendo em vista a qualidade do brasileiro que vive nos Estados Unidos, e as empresas de lá que procure o Brasil para se estabelece­r, promova ainda parceria entre os nossos escritório­s e de outros países, criando inúmeras oportunida­des de trabalho para o advogado de Niterói.

A questão não é só de ser um advogado de Niterói. Mas, no geral, quem se apresenta, no momento, com um currículo que tem incorporad­o na sua carreira, o curso de economia, pós-graduação em educação para o Magistério; doutorado em direito privado pela Universida­de Nacional de Lomads de Zomora- UNLZ- Buenos Ayres, Argentina (Pública); professor convidado do Sistema FIRJAN/SENAI; professor convidado do Instituto de Executivos de Finanças (IBEF-RJ); professor convidado do Instituto brasileiro de Mercado de Capitais-IBMEC- teve atuação no Tranding Departamen­te da Merchant Companhia de Comércio Exterior com atuação na negociação e venda de café verde para o mercado externo, fixando preços nas bolsas de Nova York e Londres.

Não tem sido muito difícil nominar os dois outros candidatos - Cláudio Vianna e Pedro Cesar Gennj- O primeiro, defendendo a igualdade, liberdade e, acima de tudo, respeito aos direitos individuai­s e sociais. Já o segundo, apresentou em ato público na Câmara de Vereadores de Niterói, o projeto da construção do edifício Garagem para os advogados.

Na verdade, a questão é que a bola já está rodando no campo. E o eleitor advogado é que vai apitar.

“A bola já está rodando. E o eleitor advogado é que vai apitar o final da partida”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil