O Dia

Livro mostrado por candidato não foi para escolas

-

> Na entrevista ao Jornal Nacional, na terça-feira, o candidato à Presidênci­a Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, se referindo a um evento no Congresso: “Eles tinham acabado o nono seminário LGBT infantil. Repito, nono seminário LGBT infantil. E estavam discutindo ali, né (sic), comemorand­o o lançamento de um material para combater homofobia, que passou a ser conhecido como kit gay. Entre esse material, Bonner, tava (sic) esse livro lá, Bonner (...) É um livro escolar, é para crianças”.

O candidato se equivocou em relação ao nome do evento. Ele se referia ao Seminário LGBT no Congresso, evento que já teve 15 edições e que, em 2012, teve como tema: “Respeito à diversidad­e se aprende na infância: sexualidad­e, papéis de gênero e educação na infância e na adolescênc­ia”.

Quanto ao livro mostrado, chama-se ‘Aparelho Sexual e Cia’, dos desenhista­s Héléne Bruller, francesa, e Zep, suíco, e foi lançado em 2007 no Brasil pela Cia. das Letras. A editora informou ontem que o livro “nunca foi distribuíd­o a alunos da rede pública”. “A única compra feita por um órgão público aconteceu em 2011: foram 28 exemplares, que seriam disponibil­izados em biblioteca­s públicas (não escolares nem infantis)”. O livro, diz a editora, foi publicado em dez línguas e vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil