O Dia

Passageiro reage a assalto em ônibus e duas pessoas são mortas por bandidos

-

Ademir Filipe Nascimento de Souza, 22 anos, voltava da praia com a mulher e a filha de 3 anos, quando, na Via Dutra, na altura de S. João de Meriti, bandidos armados anunciaram o assalto. Um passageiro reagiu e um dos criminosos fez vários disparos. Tentando proteger a mulher e a filha, Ademir foi atingido e morreu. O passageiro que reagiu, Vanderlei Paulino, também foi morto. Os assaltante­s fugiram.

> O Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta uma rotina assustador­a. De janeiro a julho deste ano, 8.992 roubos em coletivos ocorreram no estado — uma média de 42 por dia ou um a cada meia hora. As áreas da 59ª DP (Duque de Caxias), da 21ª DP (Bonsucesso) e da 17ª DP (São Cristóvão) lideram o ranking, com 655, 612 e 502 assaltos, respectiva­mente.

No dia em que a linha Barra - Queimados foi atacada, 17 casos foram registrado­s em delegacias. Os crimes mais que dobraram entre 2015 e 2017: de 4.287 para 8.759. Nos sete primeiros meses de 2018, a cidade do Rio esteve no topo dos índices por região, com 5.227 roubos em coletivos. Depois Baixada, com 2.465, Grande Niterói (867) e o interior (433).

Especialis­tas entendem que o alto índice nas áreas de Caxias, Bonsucesso e São Cristóvão é devido à proximidad­e com vias expressas como a Dutra, Washington Luiz, Linhas Vermelha e Amarela, e com favelas. “São áreas com muitos pontos de fuga e todas elas cercadas de comunidade­s, provavelme­nte de onde saem os criminosos”, disse Antônio Rayol, delegado federal aposentado. A vendedora ambulante Ruth Lúcia Ribeiro Bezerra, 58, conta que criminosos roubam até marmita na Via Dutra. “Não poupam nada e nem ninguém, levam de dinheiro à marmita”.

José Ricardo Bandeira, presidente do Instituto de Criminalís­tica e Ciências Policiais da América Latina, sugere a criação de um ‘anel’ de segurança nas áreas mais críticas e conexão entre os coletivos e o batalhão da área com um botão de pânico acionado pelos motoristas. Rayol defende a criação de delegacia para unificar as investigaç­ões.

Para os especialis­tas, as ações do Patrulhame­nto em Transporte­s de Ônibus Urbanos são ínfimas. A PM diz que a redução de roubos será com a “recomposiç­ão de seus recursos humanos e materiais”. Parte do efetivo de UPPs foi deslocado para o programa, em horários de maior movimento do Maracanã ao Méier e nos complexos do Alemão e Penha.

No dia em que a linha Barra-Queimados foi atacada, 17 roubos em ônibus foram efetuados

 ??  ?? Ademir Filipe Nascimento de Souza, 22 anos Vanderlei Paulino reagiu ao assalto e acabou morto
Ademir Filipe Nascimento de Souza, 22 anos Vanderlei Paulino reagiu ao assalto e acabou morto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil