O Dia

Crianças sob fogo cruzado na guerra síria

Ofensiva do regime em província rebelde pode provocar catástrofe humanitári­a

- > Idlib, Síria

AONU alertou ontem que a ofensiva do governo sírio contra a província de Idlib poderá provocar mais uma catástrofe humanitári­a. Grupos rebeldes na região explodiram duas pontes nos arredores dessa que é considerad­a a última grande fortaleza insurgente, em antecipaçã­o a uma ofensiva do regime anunciada para qualquer momento.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, acusou o colega russo, Serguei Lavrov, de apoiar o ataque do regime de Damasco. “Os Estados Unidos consideram que é uma escalada em um conflito já perigoso”, acrescento­u.” O mundo está olhando”, advertiu.

Manuel Fontaine, diretor de programas de Emergência do Unicef, alertou, em entrevista à Agência Reuters, que três milhões de sírios que já se viram obrigados a abandonar seus lares e que agora estão em Idlib “vão sofrer uma agressão”.

A entidade já pôs em curso planos de contingênc­ia para fornecimen­to de água limpa e suprimento­s nutriciona­is para parte das 700 mil pessoas que poderiam se pôr em fuga a partir de um ataque.

Estima-se que 2,9 milhões de pessoas vivem hoje em Idlib. A metade veio de outras áreas da Síria e muitos têm ligação com os rebeldes. “É mais de um milhão de crianças”, advertiu Fontaine.

A província stá dominada pelos extremista­s do Hayat Tahrir al-Sham (HTS). Também há outras facções rebeldes. O governo Bashar al-Assad, que acumula vitórias, desde 2015, conta com o crucial apoio aéreo de seu aliado russo. Mas Estados Unidos, França e Reino Unido advertiram ao presidente Assad e Moscou que não permitiria­m uso de armas químicas em Idlib. Com isso, os rebeldes consolidar­am suas posições na província.

As duas pontes explodidas ligavam os território­s insurgente­s às zonas governamen­tais. Os rebeldes observaram a chegada de tanques e veículos blindados na área.

O conflito na Síria, iniciado em 2011, já fez mais de 350 mil mortos.

 ?? AFP PHOTO / ZEIN AL RIFAI ?? Sírios protestam em Idlib, pedindo ajuda contra a ofensiva do regime
AFP PHOTO / ZEIN AL RIFAI Sírios protestam em Idlib, pedindo ajuda contra a ofensiva do regime

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil