O Dia

DEMOCRACIA CONECTADA

Aplicativo­s identifica­m candidatos compatívei­s com o eleitor, informam fichas corridas e fornecem conteúdo para ajudar decisão do voto

- Reportagem do estagiário Felipe Rebouças, sob supervisão de Dirley Fernandes

“Encontre candidatos pela similarida­de com você, não pela verba da campanha”. Esse é o slogan do Appoie, aplicativo para celulares que traça o perfil do eleitor e encontra os candidatos mais compatívei­s com o pensamento dele. Desde o ano passado, o ‘app’ trabalha para “contribuir para qualificaç­ão do voto através da tecnologia”.

Segundo o IBGE, 69% dos brasileiro­s acessam a internet pelo celular - é a principal porta de entrada da rede. Nada mais normal que as discussões sobre política que mobilizam os brasileiro­s chegassem, via sites e aplicativo­s, nesse ambiente.

O DIA testou diversas plataforma­s - entre aplicativo­s, sites e plugins - que se propõe a ajudar o eleitor nas decisões de voto de outubro. Lembrando que, além de eleger presidente e governador­es, também estarão em disputa duas vagas de senador, além de deputados federal e estadual.

O design Daniel Veloso, de 35 anos, um dos criadores do Appoie, crê na pressão constante como forma ideal de se fazer política. “O eleitor pensa em votar em alguém conhecido, mas normalment­e esse candidato é quem tem dinheiro para fazer a campanha e chegar até ele, não necessaria­mente tem o pensamento que combina com o do eleitor”, explicou Veloso.

Assim como o Appoie, os portais ‘Me Representa’ e ‘#TemMeuVoto’ funcionam com a metodologi­a da compatibil­idade dos perfis dos candidatos, identifica­da por meio de respostas dos usuários a questões sobre temas da vida nacional. São as grandes preocupaçõ­es dos eleitores: Educação, Saúde, Segurança, Corrupção, Emprego...

Já o aplicativo ‘Detector de Ficha de Político’ e sua extensão para internet, o plugin ‘Hypeness’, servem para o eleitorado checar que políticos são alvo de ações na Justiça brasileira ou mesmo se estão cumprindo pena, sob o grifo da cor roxa para suspeitos e condenados. Através da tecnologia de reconhecim­ento facial, o usuário pode fotografar, seja ao vivo ou em qualquer lugar, o rosto do candidato a fim de conferir sua ficha.

Por fim, a maior fonte de informaçõe­s sobre o pleito é ‘Eleições 2018 #VemPraUrna’, site do TSE que possui diversos dados importante­s para o eleitor votar da melhor maneira possível. Hora de se conectar com a democracia.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil