O Dia

Novo quer chapa do PT fora do ar

Partido pede ao TSE suspensão de propaganda presidenci­al da legenda adversária na TV, no rádio e nas redes

-

OPartido Novo, do candidato à Presidênci­a João Amoêdo, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a suspensão da propaganda eleitoral da chapa presidenci­al do PT. O partido, em pelo menos três representa­ções apresentad­as ontem, acusa a coligação ‘O Povo Feliz de Novo’ de descumprir a ordem judicial da Corte, que impugnou a candidatur­a de Lula na madrugada de sábado.

As ações visam, sobretudo,

os programas de rádio e TV, mas abrangem toda a propaganda da chapa presidenci­al do partido.

No sábado, Lula e Haddad apareceram nos programas televisivo­s sem a indicação de quem era o candidato. Nas inserções, nos intervalos comerciais, como já tinham sido entregues, foram ao ar chamadas no rádio e na TV identifica­ndo Lula como “candidato a presidente”, o que se repetiu nas redes sociais. Para o Novo, o PT “deixa claro que não está disposto a seguir o caminho da legalidade”.

“A Corte deliberou que a coligação poderia prosseguir com a propaganda eleitoral desde que Lula não praticasse atos de campanha, em especial no rádio e na televisão, até que se proceda à substituiç­ão”, justifica o partido.

DESCARADO ATO DE CAMPANHA

O Novo questiona as inserções em que Fernando Haddad diz ser candidato a vice-presidente e critica o que chama de “fraude” em relação ao fato de o ex-prefeito ser chamado de “representa­nte de Lula”. “Trata-se de um descarado ato de campanha do candidato cujo registro foi impugnado, o que não apenas descumpre a decisão desta Corte, mas também viola a legislação eleitoral em inúmeros pontos”, defende o partido.

A ação pede também a retirada de 11 publicaçõe­s da página de Lula no Facebook e apuração pelo Ministério Público sobre a participaç­ão do ex-presidente Lula, de modo geral, na campanha.

 ?? REPRODUÇÃO DE TV ?? Fernando Haddad na propaganda da chapa petista na televisão
REPRODUÇÃO DE TV Fernando Haddad na propaganda da chapa petista na televisão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil