O Dia

LÍDERES RELIGIOSOS SE UNEM EM COPA

Caminhada pela liberdade religiosa reuniu cerca de 2 mil pessoas do Posto 6 ao Lido

- Do estagiário Gabriel Thomaz, sob supervisão de Ricardo Schott

Centenas de manifestan­tes marcharam pela orla de Copacabana, ontem, em ato pela liberdade religiosa. O padre Fábio de Melo e o Babalorixá Ivanir dos Santos compartilh­aram o palco e pediram paz.

Não foram só os banhistas que aproveitar­am o domingo na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Cerca de duas mil pessoas das mais variadas religiões também marcaram presença na orla para participar da 11ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que começou no posto 6 e foi até a Praça do Lido. Dentre os presentes estavam o padre Fábio de Melo e a família da vereadora Marielle Franco, assassinad­a em março de 2018. Os parentes de Marielle foram convidados pessoalmen­te pelo Babalorixá Ivanir dos Santos, organizado­r da caminhada.

“Vivemos um momento em que o ódio e o racismo tentam se impor. Esse evento mostra que existe um caminho de luz a ser seguido. Mostramos que diferentes religiões podem juntas contribuir para uma cidade melhor”, afirmou Ivanir. “Acredito que a melhor maneira de combater os crimes de intolerânc­ia religiosa é a partir da educação. Se investísse­mos na formação de pessoas tenho certeza que teríamos um país melhor”, completou.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, a cidade do Rio concentra mais da metade das ocorrência­s de intolerânc­ia no Estado, seguido por Nova Iguaçu, com 12,5%, e Duque de Caxias, com 5,3%. Pedindo paz, diversos grupos viajaram para participar da caminhada que também contou com trio elétrico e muita música.

“Saí de Macaé às 7h para poder participar desse ato. Sou umbandista e estou acostumada a sofrer com a intolerânc­ia. As religiões de origem africana são minoria e vim aqui para me expressar”, declarou Márcia Rocha, do Centro Caboclo Sete Flechas. “Acredito que a importânci­a de cada religião é pregar o amor, e o pessoal que veio à praia de Copacabana está mostrando que isso é possível”, concluiu.

A 11ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa foi promovida a partir de parceria entre a Comissão de Combate à Intolerânc­ia Religiosa (CCIR) e o Centro de Articulaçã­o de Populações Marginiliz­adas (Ceap).

 ?? ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA ??
ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA
 ?? ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA ?? Ato pela liberdade religiosa e contra a intolerânc­ia, em Copa
ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA Ato pela liberdade religiosa e contra a intolerânc­ia, em Copa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil