O Dia

De ‘locutor energia’ a dono da bola

-

Na adolescênc­i a, o jornalista Edilson Silva sonhava em ser jogador de futebol. Atleta das categorias de base do Volta Redonda, o jovem não imaginava que o destino o colocaria em outra função relacionad­a ao esporte. Aos 18 anos, enquanto visitava as cabines de imprensa do estádio Raulino de Oliveira, o atual apresentad­or do programa ‘Os Donos da Bola’, na Band, foi surpreendi­do ao ser convidado pelo locutor Léo Montenegro para participar de uma transmissã­o ao vivo.

“Aquele dia mudou completame­nte minha vida. Digo sempre que o que aconteceu foi uma obra do acaso. Um membro da equipe de uma rádio de Resende passou mal e um repórter me perguntou se eu não podia ajudar. Eu nunca tinha pegado em um microfone na vida e agora estou completand­o 33 anos de profissão”, lembra Edilson, que vai contar essa e outras histórias no livro ‘De Locutor Energia a Dono da Bola’, de Mauro Santana, que será lançado ainda este ano.

Depois de trabalhar em rádios no Sul do estado, ele se mudou para o Rio, onde ficou conhecido como “locutor energia”. Em 2009, o jornalista iniciou sua trajetória na TV no programa dominical ‘Balanço Esportivo’, na CNT. “Quando comecei a trabalhar como apresentad­or de TV, tive que me adaptar. Considero meu trabalho no rádio mais difícil porque tenho que traduzir para o ouvinte o que estou vendo. Na TV, a forma de se comunicar muda muito já que contamos com o auxílio da imagem”, reflete.

DESAFIOS NA TELINHA

Em 2015, Edilson foi convidado pela Bandeirant­es para comand aro programa ‘Os Donos da Bola’, que vai ao ar diariament­e no horário do almoço. Na nova atração, o apresentad­or teve como desafio renovar a forma de se comunicar do programa.

“O público dos ‘Donos da Bola’ era primordial­mente masculino, acima dos 49 anos. Desde que entramos, isso mudou um pouco: falamos com mais pessoas a partir dos 29 anos. Além disso, a linguagem mais jovem e comentaris­tas descolados que não precisam usar terno fez com que tenhamos sucesso também na classe C”, revela Edilson. “Outra coisa é que estou sempre ligado na nossa audiência e na dos concorrent­es. O ‘Globo Esporte’ é transmitid­o praticamen­te no mesmo horário e temos que ficar antenados nos movimentos do público”, completa.

MARCA REGISTRADA

A mão levantada em direção a op úbli co v irou marca registrada de Edilson Silva na TV. Segundo o narrador, og estual nasceu naturalmen­te, como qualquer bordão. “Um dia, para segurar a audiência durante o intervalo, levantei a mão pedindo para o público nos esperar. O diretor do programa adorou, e eu acabei usando desde então. O engraçado é que as pessoas ficam levantando a mãozinha para mim na rua”, diverte-se o apresentad­or.

 ?? LIGIA PONTES/DIVULGAÇÃO ?? Edilson Silva faz o famoso gesto com a mão: sua marca registrada na televisão
LIGIA PONTES/DIVULGAÇÃO Edilson Silva faz o famoso gesto com a mão: sua marca registrada na televisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil