O Dia

Filho de Santos preso em Angola

- > Luanda, Angola

é responsáve­l pela supervisão do promotor Robert Mueller, principal investigad­or à frente do caso e indicado pelo próprio secretário-assistente.

De volta da Assembléia Geral da ONU, em Nova York, Donald Trump se reuniu em Washington com Rosenstein para definir se o funcionári­o segue ou não na Casa Branca. A Justiça angolana prendeu José Filomeno dos Santos, filho do ex-presidente da Angola por 42 anos, José Eduardo dos Santos, por acusação de desvio de dinheiro em um vasto esquema de corrupção. As investigaç­ões contra o regime do ex-líder do Movimento Popular para a Libertação da Angola grande responsáve­l pela independên­cia do país de Portugal em 1975 e à frente do país até o ano passado - foram lançadas pelo novo presidente de Angola, João Lourenço.

Denunciado em março, José Filomeno dos Santos, ex-chefe do Fundo Soberano de Angola, é o primeiro membro da família de José Eduardo dos Santos a ser detido.

“Por causa da complexida­de e da gravidade dos fatos”, o Ministério Público decidiu aplicar a detenção preventiva aos acusados para garantir as investigaç­ões, anunciou o procurador-geral angolano, Alvaro Da Silva João.

O empresário angolano-suíço Jean-Claude Bastos de Morais, próximo ao filho do ex-presidente, que administro­u o Fundo Soberano, também foi detido.

José Filomeno dos Santos é processado por fraude, desvio de fundos, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e associação criminosa com outras personalid­ades, entre elas o ex-governador do Banco Central, Valter Filipe da Silva.Segundo o Ministério das Finanças, o filho de Santos é suspeito de ter comandado “uma enorme fraude”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil