O Dia

Rio vai taxar aplicativo­s para ajudar hóspedes

-

Prefeito Crivella envia hoje à Câmara projeto para cobrar Imposto Sobre Serviço do Airbnb, Decolar. com, Booking e outros do tipo, informa o colunista Paulo Cappelli.

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) afirmou à Coluna que enviará hoje à Câmara um projeto de lei para cobrar Imposto Sobre Serviço (ISS) de empresas como Airbnb, Decolar.com e Booking.com, que se utilizam da internet para oferecer serviços de hospedagem mediante pagamento. A justificat­iva é que a cobrança, entre 2% e 5% do faturament­o, igualará as condições destes portais virtuais com os tradiciona­is hotéis, que já recolhem ISS. A verba arrecadada terá como destinação a Casa Civil.

Será enviada ainda para a avaliação dos vereadores um projeto de lei complement­ar que altera a lei 691, de 1984. O texto prevê que proprietár­ios de imóveis oferecidos nessas plataforma­s digitais paguem uma taxa para a Contribuiç­ão para Fomento ao Turismo do Rio (CFT). “A ideia é que a taxa seja repassada aos hóspedes. Seria pequena e facultativ­a, calculada com base na metragem do imóvel alugado. Por experiênci­a, acreditamo­s que não é utopia pensar que hóspedes queiram contribuir. Adesão será grande. Quando você se hospeda fora do país, paga ‘Room Tax’ e nem questiona”, avalia Marcelo Alves, presidente da RioTur.

 ??  ?? PAULO CAPPELLI INFORME DO DIA ■ e-mail: paulo.cappelli@odia.com.br
PAULO CAPPELLI INFORME DO DIA ■ e-mail: paulo.cappelli@odia.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil