O Dia

Passado condena Kavanaugh

Nomeadopor­TrumpparaS­upremaCort­ecoleciona­denúnciasp­orcrimesse­xuais

- > Washington, Estados Unidos

Na véspera da sabatina junto ao Senado norte-americano, mais uma testemunha depôs contra o advogado Brett Kavanaugh, indicado pelo presidente Donald Trump à Suprema Corte dos Estados Unidos, acusando-o de “estar presente” numa festa de ensino médio, em 1982, onde a vítima alega ter sofrido um estupro coletivo. Julie Swetnick é a terceira mulher a relatar casos de ordem sexual contra Kavanaugh.

“Testemunhe­i esforços de Brett Kavanaugh e outros para embriagar e desorienta­r garotas para que elas pudessem ser estupradas em grupo por inúmeros garotos”, afirmou Swetnick, representa­da por Michael Avenatti, advogado da atriz pornô Stormy Daniels, supostamen­te subornada para não revelar um caso extraconju­gal com Trump.

Brett Kavanaugh rejeitou categorica­mente as acusações. “Isso é ridículo e vem de uma quarta dimensão”, declarou o advogado segundo comunicado da Casa Branca.

Antes de Julie, a professora Christine Blasey Ford acusou o advogado de tentar despi-la à força quando os dois eram adolescent­es. Em seguida, Deborah Ramirez, ex-colega do magistrado na Universida­de Yale, afirmou que Kavanaugh teria abaixado a calça e esfregado a genitália em seu rosto numa festa.

A Casa Branca diz que as acusações são “campanha de difamação” promovida pelo Partido Democrata. Kavanaugh pode assumir a nona e última cadeira vitalícia da Suprema Corte, atualmente ocupada por Anthony Kennedy, que vai se aposentar.

A nomeação não mudaria a divisão ideológica do tribunal, que já tem maioria conservado­ra, mas pode inclinar o corpo de juízes ainda mais para a direita.

a semana passada, a sabatina do advogado indicado por Donald Trump foi adiada por conta das acusações de Christine e Deborah. A pressão contra a posse de Kavanaugh deve aumentar com a denúncia de Julie.

 ?? AFP PHOTO / SAUL LOEB ?? Kavanaugh: estupro coletivo
AFP PHOTO / SAUL LOEB Kavanaugh: estupro coletivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil