O Dia

Assassinad­o ao proteger o filho

Chefe de cozinha estava em um bar no Rio Comprido com o menino e a esposa, grávida de dois meses, e reagiu a assalto

- RAFAEL NASCIMENTO rafael.nascimento@odia.com.br

O chef de cozinha Francisco Peres, de 49 anos, levou um tiro no rosto ao tentar defender o filho, de 10, que estava sob a mira de um ladrão de celular, em bar no Rio Comprido. Sua viúva está grávida de 2 meses.

Ochefe de cozinha Francisco Vilamar Peres, de 49 anos, morto, na noite da última quarta-feira, em um bar no Rio Comprido, na Zona Norte, após tentar defender o filho de 10 anos de um assalto, havia recebido a notícia de que seria novamente pai há apenas três semanas. A esposa, a autônoma Conceição Veras dos Santos, está grávida de dois meses.

Apaixonado pelo filho, que fez aniversári­o no dia 9 de setembro, Francisco gostava de levar o garoto à praia quando tirava folga no trabalho — uma lanchonete no Clube Militar, na Lagoa. Na noite de quarta-feira, ele, a esposa e o menino voltaram da praia e decidiram passar em um churrasco de amigos na Praça Condessa Paulo de Frontin, no Rio Comprido, mesmo bairro onde mora a família.

“Nas folgas, ele sempre gostava de sair com meu sobrinho e meu filho. A vida está valendo muito pouco”, reclamou a cunhada da vítima, a merendeira Geisa dos Santos Belino, de 36 anos, ontem, na porta do Instituto Médico Legal (IML), no Centro.

Para Geisa, os fins de ano na casa da família nunca mais serão os mesmos. Afinal, Francisco era o responsáve­l por um dos pratos principais da festa: a bacalhoada. “Ele era um cozinheiro de mão cheia, além de ser uma pessoa maravilhos­a. É um momento muito difícil para a gente”, disse a cunhada.

Francisco conheceu a atual esposa no trabalho, há 15 anos. Os dois trabalhara­m juntos antes de terem o primeiro filho e irem morar na Zona Norte. O cozinheiro também fez diversas amizades no Clube Militar. A chapeira Célia Santos, 49 anos, não sabe como será voltar ao batente e não ver o amigo.

“Ele estava muito feliz no aniversári­o do filho, quando fomos a Paquetá. Eu trabalhava diretament­e com ele. Estou de férias e acordei com essa péssima notícia. Era um chefe maravilhos­o”, desabafou Célia.

CÂMERAS DE SEGURANÇA

Imagens de câmeras da região mostram que o assaltante, que usava boné, veio roubando diversas pessoas pela Rua Estrela. Quando chegou à Rua Santa Alexandrin­a, esquina com a Rua Estrela, o bandido rendeu um homem que passava de bicicleta e roubou o seu celular. Logo depois, apontou a arma para o filho de Francisco, que estava de frente para o criminoso.

As imagens ainda mostram que o menino entregou o aparelho ao ladrão, que saiu andando logo depois. Quando já estava de costas, Francisco resolveu reagir ao assalto. O assaltante, então, fez os disparos e fugiu com um comparsa. Segundo a Polícia Civil, o cozinheiro pode ter achado que a arma era de brinquedo.

Na manhã de ontem, policiais da Delegacia de Homicídios (DH) e da 6ª DP (Cidade Nova) foram até o bar onde o chefe de cozinha foi baleado para ouvir testemunha­s que presenciar­am o crime. Eles também recolheram imagens de câmeras de segurança do local para tentar reconhecer os bandidos.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? FOTOS SEVERINO SILVA ?? A viúva Conceição se desespera e é amparada depois de ser avisada sobre a morte de Francisco
FOTOS SEVERINO SILVA A viúva Conceição se desespera e é amparada depois de ser avisada sobre a morte de Francisco
 ??  ?? Policiais da Delegacia de Homicídios (DH) estiveram ontem no local
Policiais da Delegacia de Homicídios (DH) estiveram ontem no local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil