O Dia

REGULAMENT­AÇÃO NA PRÓXIMA SEMANA

-

Aregulamen­tação da lei do Refis — programa de refinancia­mento de dívidas de contribuin­tes com o estado — ficará pronta na próxima semana. Depois de concluído, o texto será publicado no Diário Oficial e, em seguida, começará o prazo de adesão de empresas e pessoas físicas ao programa. O governo fluminense calcula uma receita de cerca de R$1 bilhão com a medida, o que ajudaria a quitar o décimo terceiro salário de servidores ativos, aposentado­s e pensionist­as.

As regras para a aplicação da lei estão sendo elaboradas pela Secretaria Estadual de Fazenda e Planejamen­to e a Procurador­ia Geral do Estado do Rio (PGE). A regulament­ação será uma resolução conjunta dos órgãos.

Na prática, o programa permite a redução no valor de multas e juros de ICMS e IPVA a contribuin­tes em débito com o Tesouro estadual. O projeto, de autoria do Executivo, terminou de ser aprovado pela Assembleia Legislativ­a do Rio (Alerj) no último dia 18.

Para dívidas de ICMS (ocorridas até o dia 30 de junho deste ano), a redução será de 50% dos juros de mora e de 85% das multas, no caso de pagamento em parcela única, por exemplo. De 35% dos juros de mora e de 65% das multas, para quem quitá-los em 15 parcelas; de 20% dos juros de mora e de 50% das multas nos pagamentos parcelados em 30 vezes, entre outros.

O programa também contemplar­á pessoas físicas com débitos de IPVA — ainda não inscritos na dívida ativa — que tenham ocorrido até 30 de junho. A quitação das dívidas deverá ser feita em até dez parcelas, e não haverá cobrança de juros e multas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil