O Dia

Vascão luta e arranca empate na base da raça

Time sai atrás, mas reage, busca o 1 a 1 com o Santos e fatura um ponto importante na briga contra o Z-4

-

Na luta para escapar do fantasma da zona de rebaixamen­to do Brasileiro, cada ponto é válido. No empate em 1 a 1 com o Santos, no Pacaembu, o Vasco, que teve chances reais de vencer, mostrou força e se salvou graças a um gol de Andrés Ríos. Em 16º lugar, com 29 pontos, a equipe volta a campo na segunda-feira, em Curitiba, contra o Paraná.

Com dez desfalques, o técnico Alberto Valentim improvisou para tentar beliscar algum ponto valioso. Com Ríos mais à frente, a ideia de utilizar Pikachu e Fabrício como pontas não funcionou. Enquanto o primeiro ficou mais preso à marcação, o segundo centralizo­u demais. E a trinca de volantes (Maranhão, Andrey e Cosendey) pouco ajudou na criação.

Com exceção da falha de marcação na cabeçada na trave de Gustavo Henrique, após uma cobrança de escanteio, o Vasco suportou bem a pressão, mas não ameaçou. A falta batida pelo lateral-direito Rafael Galhardo foi uma rara jogada.

Aos 44 minutos, Rodrygo, livre de marcação, cruzou e Sanchéz ajeitou de cabeça para Diego Pituca abrir o placar no Pacaembu. O gol no fim do primeiro tempo foi um duro golpe para o Vasco.

CORAGEM E REAÇÃO

Engessado pelo próprio esquema, o Cruzmaltin­o tinha a obrigação de reagir, pontuar e não correr o risco de voltar à zona de rebaixamen­to. Andrés Ríos perdeu uma grande chance de empatar e aliviar a tensão, após boa jogada de Henrique. Na sequência, Gabigol, que marcou três vezes na vitória de 3 a 0, no Maracanã, no início do mês, parou na defesa de Martín Silva.

O apoiador Giovanni Augusto entrou bem no lugar de Cosendey e tentou levar o Vasco mais à frente, como na assistênci­a para o ‘quase’ gol de Pikachu. Vanderlei desviou o chute e o zagueiro Robson Bambu evitou o empate em cima da linha.

Foi o suficiente para Alberto Valentim se encorajar e

Andrés Ríos conduz a bola no Pacaembu: oportunist­a, atacante argentino fez o gol do Vasco

aumentar o poderio ofensivo com o atacante Marrony. Herói na vitória de 2 a 1 sobre o Bahia, em São Januário, ele entrou no lugar de Galhardo e Pikachu foi deslocado para a lateral direita.

E do pé direito do polivalent­e camisa 22 saiu o cruzamento para o belo gol de cabeça de Andrés Ríos, aos 33 minutos: 1 a 1. O Santos tentou responder imediatame­nte. O Vasco não apenas resistiu como como teve ótima chance de virar com Giovanni Augusto, de cabeça.

A expulsão de Andrey provocou um ataque de nervos em Valentim, mas a equipe segurou o resultado e garantiu o precioso pontinho.

Após cumprir suspensão contra o Santos, Maxi López volta a ser opção contra o Paraná, segunda, em Curitiba

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil