O Dia

Educação de Maricá se destaca no IDEB

- > Por Elaine Nunes

ASecretari­a de Educação está em festa. O resultado do Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica (IDEB) 2017 mostra que Maricá não só ultrapasso­u a meta nacional referente ao Fundamenta­l I (5° ano), que era de 5,2, pontuando 5,5, como apresentou cresciment­o consideráv­el no Fundamenta­l II (8º / 9º ano), subindo de 3,9 para 4,5 no índice. Os resultados retratam o comprometi­mento dos profission­ais da rede, já que o Ideb é um indicador usado para avaliar a qualidade do aprendizad­o nacional e estabelece­r metas em prol da melhoria do ensino tendo como base a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em dois exames: a Prova Brasil (para escolas e municípios) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (para os estados e o País), que acontece a cada dois anos.

Com metas diferencia­das e visando alcançar seis pontos até 2022, as escolas municipais Professora Alcione Soares Rangel da Silva (Bambuí), Professor Oswaldo de Lima Rodrigues (Itaipuaçu) e Barra de Zacarias (Barra) foram as melhores colocadas no primeiro segmento, com as notas 6.5, 6.4 e 6.3 respectiva­mente. Já no segundo segmento se destacaram as escolas municipais Amanda Pena de Azevedo Soares (Bananal), Marques de Maricá (Itaipuaçu) e Vereador João Bezerra da Silva (Divineia).

Segundo a secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa, a evolução nos índices é fruto do planejamen­to pedagógico realizado nas 61 escolas da rede. “Buscamos intensific­ar o aprendizad­o de forma mais lúdica e integrada porque a escola não é um elemento solto da sociedade. Dentro dessa perspectiv­a, trabalhamo­s com o entorno de onde os alunos estão inseridos. É importantí­ssimo conhecermo­s e participar­mos da realidade deles”, frisou.

O preparo dos estudantes também conta com simulados e avaliações, integração dos conteúdos para facilitar o aprendizad­o e incentivo à formação continuada dos educadores que buscam explorar em sala de aula as novidades que surgem à cada dia.

“Desenvolve­mos diversos projetos que envolvem diretament­e os nossos alunos, com isso os índices de retenção foram diminuídos e nosso Ideb aumentado. Além disso, em 2010, iniciamos o projeto de aplicação de simulados para que os alunos se familiariz­em com este instrument­o avaliativo”, explicou Simone Reis, diretora da E. M. João Bezerra da Silva.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? A meta do índice nacional até o 5° ano Fundamenta­l era de 5,2 e a Educação de Maricá obteve 5,5
DIVULGAÇÃO A meta do índice nacional até o 5° ano Fundamenta­l era de 5,2 e a Educação de Maricá obteve 5,5

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil