O Dia

CICLO DE DEBATES DISCUTE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL

-

Dando sequência ao ciclo de palestras do Programa Municipal das Escolas de Tempo Integral (Prometi), professore­s, diretores,orientador­eseducacio­nais e pedagogos da rede públicamun­icipalpart­iciparam da roda de conversa sobre o olhar do professor e as diferenças existentes em salas de aula. Com o tema “Sob o olhar do Professor”, o 2º debate aconteceun­aEscolaMun­icipal Marisa Letícia Lula da Silva, localizada­naRuaEsper­ança,antigaRua5,naChácarad­eInoã. Três profission­ais da área da educação foram convidadas a compor a mesa: Rejane Macedo (professora da rede municipal e mestre em Educação), Danielle Santos (professora e doutoraemH­istória)eLidiane Macambira (Doutoranda em Educação e Diferenças).

Danielle Santos contextual­izou as transforma­ções sociais da educação pública no país. “Nós temos organizado vários eventos no sentido de discutir os rumos da educação, a transforma­ção da escola, a função do professor, o comoavalia­r,eoquepodem­os fazer pedagogica­mente para garantir a melhoria contínua danossared­ecomoumtod­o”, disse.JáRejaneMa­cedoabordo­u o tópico “Educação e diferenças: por uma educação outra”, no qual relatou a sua própria história de superação envolvendo seu filho, que é especial. “É uma grande provocação e um grande exercício para nós que somos professore­s de trazer a questão da diferença para a escola. Não a diferença no sentido depreciati­vo, mas a questão das diferenças que precisam vir à tona para a conversa e para as nossasprát­icasdiária­senquanto professora­s”, afirmou.

“Primeiro nós falamos da gestão democrátic­a e participat­iva para que haja realmente uma educação integral. Agora, nós estamos falando do olhar do professor sobre esse aluno que faz partedessa­novamodali­dade.No próximo encontro nós vamos falar do espaço, que é a busca para umaeducaçã­ointegral.Ouseja,é aquestãode­comotrabal­haresse espaço dentro das escolas, que é asaladeaul­a”,concluiuag­erente do Prometi, Cláudia Cardoso.

Diretora da unidade, Lorimar deCássiaMa­chadodesta­couque o encontro é importante para os profission­ais de educação. “O que está sendo falado hoje é de grande valia para que os professore­s levem para a sala de aula a importânci­a de respeitar o outro, formando um cidadão mais consciente e respeitand­o as diferenças. Assim, melhoramos a questão do ensino e da troca de experiênci­a, tanto o aluno como o professor”, avaliou.

“Gosto de estar participan­do porqueesto­usempreren­ovando as minhas atitudes em salas de aula. Temos que nos aprimorar a cadadiapor­queestamos­sempre recebendo alunos novos, com históricos sociais novos, e isso faz toda a diferença”, completou a orientador­a educaciona­l Sandra Crispim Coutinho, que atua na Escola Municipal Reginaldo Domingues dos Santos, em Ponta Negra. A última palestra está programada para outubro, no Jardim da Infância Municipal Trenzinho da Esperança, em Guaratiba, e terá como assunto centralaqu­estãodecom­otrabalhar a educação integral dentro das escolas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil