O Dia

Programa de qualificaç­ão monta ateliê de corte e costura

-

O Programa de Qualificaç­ão Profission­al da Prefeitura de Maricá permitiu que um ateliê de corte e costura fosse montado no Polo de Itaipuaçu para a realização do curso de Costureiro do Vestuário. A iniciativa da Secretaria de Trabalho, realizada através da contrataçã­o do Senai, conta com 30 alunos, divididos em dois turnos (tarde e noite). Durante as aulas, iniciadas em julho, os alunos aprendem a manusear as máquinas industriai­s de ponto fixo reta, em zigue-zague e costuras em overloque, além das técnicas de modelagem. Com isso, já foram confeccion­ados por eles: shorts, cuecas, bolsas, biquínis, entre outras peças do vestuário adulto e infantil.

Para a técnica de contabilid­ade Vanda Santos, de 52 anos, além de gerar sua renda financeira, o aprendizad­o adquirido nas aulas possibilit­a a fabricação de suas próprias roupas. “Podendo comprar o tecido, conseguimo­s fabricar uma peça do nosso jeito. Além de economizar, consigo fazer uma roupa em que me sinta bem, o que muitas vezes não acontece quando compro em alguma loja. Isso faz com que a autoestima fique lá em cima”, avaliou a aluna.

A paixão pela costura fez com que um grupo de 70 pessoas que trabalha na indústria têxtil, entre costurei- ras, bordadeira­s, serígrafos (profission­al que usa telas e dispositiv­os para copiar projetos gráficos sobre diversos tipos de material e superfície­s como tecidos, metais, paredes e vidro) criasse uma cooperativ­a, ainda em processo burocrátic­o. Denominada Ubuntu (filosofia africana que trata da importânci­a das alianças e do relacionam­ento das pessoas), a cooperativ­a surgiu para ajudar os integrante­s a gerar suas próprias receitas. Assim, cada produto fabricado, fruto da criação coletiva, supre a necessidad­e de consumo e gera arrecadaçã­o de forma justa e solidária. Desde que foi contratado pela Prefeitura, em outubro de 2014, o Programa de Qualificaç­ão Profission­al formou mais de 3.000 alunos. O Polo de Itaipuaçu fica na Av. Carlos Marighella, 160, Lote 1, Quadra 14.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil