O Dia

Projeto abre vagas para cursos gratuitos de passarela, oficinas de corte e costura e produção

Moda mais acessível em Belford Roxo

-

Subir nas passarelas, desfilar, virar modelo ou estilista é o sonho de muitas meninas. Para transforma­r este desejo em realidade, estão abertas as inscrições do projeto gratuito ModaDonana, criado há um ano, em Belford Roxo.

Antes de tomar forma de curso de moda, a ideia inicial do projeto surgiu como oficina e uma troca de experiênci­as inspirada na carreira da idealizado­ra do ModaDonana. A modelo e produtora de moda Alexia Santos.

“Muitas meninas tinham curiosidad­e sobre esse universo e de como era ser modelo. A gente trocava ideia, dei umas dicas de passarela, de como desfilar e o resultado me surpreende­u. Houve muito mais interesse do que eu imagina e vimos a necessidad­e de aumentar e aprofundar mais o projeto. Elas aprendem a desfilar, desenhar, corte e costura, produção de moda e ampliamos a todos os campos da moda.”, explica Alexia Santos, de 19.

Uma das primeiras alunas da iniciativa, Stefany Carolina, entrou no curso pelo sonho de ser modelo, mas, ao longo das oficinas, descobriu outras facetas da moda. “Meu sonho era desfilar, mas quando todo o universo da moda me foi apresentad­o, eu me apaixonei pela produção e acabei me descobrind­o como estilista. Gosto de criar peças e produzir os desfiles”, destaca.

MODA INCLUSIVA

Engana-se quem pensa que só as altas e muito magras podem participar do projeto. Um dos objetivos das oficinas é desconstru­ir padrões de beleza. “Nosso foco é fazer uma moda inclusiva, para todos, sem definir padrões. O curso é para qualquer pessoa que queira fazer e para todos que têm um sonho. E costumo sempre citar uma frase de Roberto Shinyashi que diz: ‘Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado’”, avisa Alexia.

As novas turmas começarão a ser formadas nesta semana. Podem participar meninas a partir de 14 anos. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 2662-2373 ou no Centro Cultural Donana, onde o projeto é desenvolvi­do. O endereço é Rua Aguapeí, 197, no bairro Piam.

DIFICULDAD­E NA CARREIRA

Quando começou a modelar, há quatro anos, Alexia enfrentou diversas barreiras. A primeira delas, financeira. Diante desta situação, nascia o ModaDonana. “Os cursos são caros, nem todos podem pagar. Eu mesma ganhei uma bolsa e mesmo com desconto foi difícil para pagar. Morando na Baixada é ainda mais complicado. A maioria dos cursos fica no Rio e os desfiles também são longe. Muitas vezes, desisti de trabalhos por não ter como pagar passagem. A partir das minhas dificuldad­es vi que outras meninas passavam pelo mesmo que eu e eu podia ajudar”, salienta a modelo.

O curso é para qualquer pessoa que queira fazer e para todos que têm um sonho.”

 ??  ?? Durante as aulas, as meninas aprendem um pouco de cada função que compreende o universo da moda, da produção ao desfile
Durante as aulas, as meninas aprendem um pouco de cada função que compreende o universo da moda, da produção ao desfile
 ??  ?? Destaques nas passarelas do projeto querem ser modelos
Destaques nas passarelas do projeto querem ser modelos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil