O Dia

Facebook combate ofensas

Rede social amplia possibilid­ades de excluir comentário­s e de denunciar bullying

- > San Francisco, Estados Unidos

OFacebook lançou novas ferramenta­s que prometem auxiliar os 2,2 bilhões de usuários ao redor do mundo na prevenção ao assédio, o que inclui ofensas e xingamento­s de todo o tipo, e ao bullying. As mulheres e os jovens, gruinterne­t, pos mais atingidos por essas práticas, poderão “controlar melhor as experiênci­as indesejada­s, ofensivas ou nocivas”, de acordo com o chefe de Segurança Global da rede social, Antigone Davis.

A vantagem da mudança é o poder dado ao usuário de eliminar grupos de comentário­s ao invés de ter o trabalho de apagar um por um, como ocorre atualmente.

Outro benefício da nova ferramenta é a chance de terceiros realizarem denúncias, diretament­e ao Facebook, sobre casos de assédio sofridos por amigos que estejam em dúvida se apresentam denúncia.

Os gestores da plataforma estão testando a possibilid­ade de que os usuários busquem ou bloqueiem apenas termos considerad­os ofensivos que eventualme­nte apareçam nos comentário­s de suas publicaçõe­s.

Segundo pesquisa da ‘Pew Research Center’, publicada no fim de setembro, 59% dos adolescent­es norte-americanos dizem ser assediados na enquanto 63% afirmam que esse tema é o grande problema atual dos jovens.

O levantamen­to ainda concluiu que o tipo de assédio mais comum é o xingamento, citado por 42% dos internauta­s, enquanto 32% disseram que alguém havia espalhado falsos rumores e 16% foram alvos de ameaças físicas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil