O Dia

Urnas são auditadas pelo TRE-RJ

-

Diversos protocolos de segurança estão ativados para garantir a proteção das quase 39 mil urnas eletrônica­s do Estado do Rio. Ontem, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), foi feita auditoria de funcioname­nto dos equipament­os e também a zerésima, relatório que comprava que não há nenhum voto computado. Também foi realizado sorteio de 15 urnas aleatórias para serem auditadas — elas recebem votos para, em seguida, apresentar o resultado.

De acordo com a diretora-geral do TRE-RJ, Adriana Brandão, os protocolos de segurança das urnas eletrônica­s servem para garantir a lisura e a transparên­cia do processo eleitoral. “Os procedimen­tos são feitos para acabar com as falsas notícias de que o processo eleitoral não é seguro e que a urna eletrônica não tem segurança. Ao contrário, a auditoria conta com a participaç­ão de organismos internacio­nais, auditoria independen­te contratada pelo TSE, representa­ntes de OAB, do Ministério Público, dos partidos e de candidatos, que, junto com os eleitores, são atores desse processo democrátic­o”, destacou.

A diretora-geral do TRE -RJ também defendeu a segurança do sistema de votação eletrônica e das próprias urnas. “Há uma falsa divulgação de que a urna não é segura, que pode ser hackeada. O equipament­o é um computador que não tem acesso à internet, é sem conexão, não tem entrada USB. É impossível que se consiga hackear a urna. Mesmo que fisicament­e fosse possível, qualquer alteração no sistema oficializa­do, já lacrado com assinatura e conferenci­a dos juiz, do MP, representa­ntes, seria identifica­do em alguma outra etapa”, garantiu.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil