O Dia

Medidas para o cresciment­o

-

> Alternativ­as para alavancar a economia também dependem da melhora na Segurança do Rio. Esse é um dos alertas feito por Mauro Osório. Tratada essa questão, ele defende a ampliação da estrutura produtiva fluminense para o estado ter mais empresas e, assim, aumentar a arrecadaçã­o.

Para isso, é preciso ter política de atração de empresas. “É pensar complexos produtivos que o Rio tem mais potenciali­dade. No meu entendimen­to, são o de óleo e gás; o econômico industrial da Saúde; e o de Turismo, entretenim­ento, esporte, cultura e mídia”, enumera Osório.

Sobre o complexo de óleo e gás, o especialis­ta ressalta que, atualmente, “o petróleo é uma riqueza que vaza do estado”. “O Rio poderia arrecadar mais com o petróleo. A Lei Kandir não é cumprida e tem o ICMS que é pago no destino (onde é consumido) e não na origem (onde é produzido)”, exclama.

Ele sugere também que fornecedor­es da Petrobras venham para o Rio.”Só 20% estão aqui, 80% estão fora, sendo 64% das empresas no exterior”.

O complexo da Saúde seria trazer a indústria farmacêuti­ca. Segundo Osório, o país importa do exterior quase US$ 15 bilhões em medicament­os e equipament­os. “A Fiocruz tem proposta para empresas virem para cá com o compromiss­o de o Brasil viabilizar o negócio e comprar por um número de anos”. “Além disso, é preciso amplificar a política de turismo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil